Na manhã deste domingo, motoristas que trafegaram pela BR-381, em Ipatinga, relataram alagamentos e bloqueios em diversos pontos do percurso. A cidade do Vale do Aço está em estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que a atingiram desde a madrugada de hoje.
Há ao menos quatro pontos de atenção na estrada em virtude de deslizamentos de terra ou inundações. Na saída de Ipatinga, na altura do Trevo do Horto, houve um deslizamento de terra que bloqueou metade da pista, no sentido Belo Horizonte. Recebemos os relatos às 10h. Outro deslizamento ocorreu nas proximidades do Estádio Municipal João Lamego Neto, o Ipatingão, registrado às 9h.
Nas imediações do Shopping de Ipatinga, uma enchente bloqueou a estrada na manhã. No entanto, informações apontam que parte da pista já está transitável. Além disso, registrou-se a queda de uma árvore de grande porte, próximo ao Naque, na beira da estrada.
Na manhã deste domingo, o prefeito de Ipatinga, Nunes, se pronunciou nas redes sociais. “A cidade de Ipatinga teve muitos e grandes problemas”, afirmou Nunes, citando a obstrução de avenidas e danos a casas. A inundação também atingiu a UPA da cidade, que reduziu sua capacidade de atendimento à população.
De acordo com informações do INMET e da Prefeitura Municipal, o índice de precipitação registrado em Ipatinga foi de 80mm em apenas um hora. Com informações dos grupos ‘BR-381 e Estradas‘ mantidos pelo portal DeFato Online