Na segunda quinzena de outubro, ocorre a Semana Nacional de Redução de Desastres em Ipatinga. O evento promovido pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã lança uma série de ações em conjunto com a Defesa Civil com o objetivo de prevenir e orientar moradores que vivem em áreas de risco geológico ou sujeitas às inundações.
O plano inclui blitz educativas no trânsito, palestras nas escolas da rede municipal, entrega de lonas para moradores em áreas com risco de deslizamentos e panfletagens nas regiões já mapeadas. Também há telefones disponibilizados para que as pessoas possam ligar em caso de necessidade.
Os agentes da Defesa Civil vão intensificar as vistorias das áreas para identificar riscos, orientar moradores e criar mecanismos de acionamentos imediatos para evacuações de urgência. Além do trabalho de campo, também serão divulgados vídeos informativos sobre os perigos do período chuvoso.
Paralelo a essas ações, a prefeitura realiza, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), limpeza de galerias e bueiros, corte de árvores condenadas e a retirada de pessoas de áreas de risco. Segundo a Defesa Civil, também está sendo feito um trabalho de vistoria aos imóveis que foram interditados em anos anteriores, cujos donos recebem da prefeitura o aluguel social.
Segundo a prefeitura, muitos desses moradores acabam retornando aos imóveis interditados e é tarefa do poder público municipal notificar moradores para fazerem a desocupação.
O período chuvoso em Minas Gerais vai de setembro a março e a Defesa Civil de Ipatinga alega que estará em alerta durante todo o período e enviará avisos a toda a população a qualquer informe da meteorologia.
Para falar na Defesa Civil
Disque 199
Receba alertas por SMS
Por meio do número 40.199
Ou entre em contato pelo WhatsApp
(31) 3829-8414