Ipatinga enfrenta grave crise após fortes chuvas. A Defesa Civil da cidade registrou cerca de mil chamados em apenas 24 horas. Devido aos riscos de deslizamentos, 100 áreas já foram mapeadas e 105 imóveis e vias estão interditados. A população enfrenta sérias dificuldades com as fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Aço.
O prefeito Gustavo Nunes (PL) afirmou que “ainda é cedo para avaliar todos os estragos causados pelas chuvas que afetaram severamente a cidade desde a madrugada do último domingo (12). Ainda há muitos locais que carecem de monitoramento, verificação e intervenção do poder público, apesar de toda a força-tarefa mobilizada. Até agora, calculamos que o prejuízo está acima de R$ 500 milhões”.
Conforme salientou Nunes, “a prioridade é proteger as vidas, porque já é muito triste conviver com a lembrança de dez mortes registradas. Some-se a isso danos materiais e também ambientais, sem contar os prejuízos econômicos e sociais”, destacou.
A Defesa Civil está em alerta máximo. A cada minuto, novas informações sobre desmoronamentos, deslizamentos e encostas prestes a ceder chegam à central de operações. Com o risco iminente para a vida dos moradores, as equipes trabalham incansavelmente para desocupar as áreas de risco e oferecer abrigo e assistência às famílias atingidas.
“Para se ter uma ideia do tamanho desta tragédia, tivemos na terça-feira (14) o desmoronamento de mais de dez taludes (contenções) em apenas um bairro. Além das famílias que perderam tudo – continuou o prefeito –, ainda tem aquelas pessoas que tiveram as casas invadidas pela água e que causaram danos em bens materiais, como veículos, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Os comerciantes também sofreram com as chuvas e vão precisar de apoio para repor as mercadorias que perderam. Prometo, ninguém vai ficar para trás”, garantiu o prefeito.
Delegação de autoridades visita Ipatinga em busca de soluções. Na terça-feira, o senador Cleitinho (Republicanos) e os deputados Rosângela Reis (PL), Nikolas Ferreira(PL) e Euclides Petersen (Republicanos) estiveram em Ipatinga para se reunirem com as autoridades locais e avaliar os danos causados pelas recentes chuvas. A expectativa é que a visita resulte na liberação de recursos para agilizar as ações de recuperação da cidade.