Nos dias 20 e 21 de fevereiro, próxima terça e quarta-feira, a cidade de Ipatinga sediará o Seminário Internacional “Compartilhando Águas: do Local ao Global”. O evento é realizado pelo Instituto Espinhaço e Prefeitura Municipal e tem o apoio de empresas como o Grupo DeFato, Usiminas e Cenibra. A iniciativa tem ainda a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O evento será realizado no auditório da Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), a partir das 8h, e contará com palestras de inúmeros especialistas vindos da América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul. Para participar, é necessário que o interessado se inscreva na página do Instituto Espinhaço (clique aqui).
Haverá abordagens sobre a qualidade da água e projetos desenvolvidos em vários países. Um dos principais focos do encontro é a gestão integrada de territórios hídricos e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
Um dos nomes aguardados é José Carlos Carvalho, ex-ministro de Estado de Meio Ambiente. Ele ministrará o tema: “Indissociabilidade entre Água, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável e os Sistemas de Vida”.
Dentre os temas abordados estão: Desafios e Oportunidades para a Indústria Mineira no Contexto das Alterações Climáticas; Escassez Hídrica, Resolução de Conflitos e Recuperação de Bacias Hidrográficas: Desafios para a Gestão Integrada dos Territórios; Cenários de Escassez: Desafios da Seca e Desertificação no Norte de Minas Gerais; Águas Subterrâneas e Alterações Ambientais; Acesso à Água Potável e Restauração em Bacias Hidrográficas: Desafios para o Brasil; Desafios e Oportunidades nos Territórios Hídricos diante das Alterações Climáticas em Minas Gerais; Visões Estratégicas sobre Água e Desenvolvimento Sustentável; Geoestratégia da Água no Contexto do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Experiências Positivas em Redução de Consumo e Reuso de Água na Indústria.
O seminário é uma preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece de 18 a 23 de março.
Alinhamentos
O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, e o representante da Prefeitura de Ipatinga, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Breno Carone, estiveram no escritório regional do PHI-Unesco na América do Sul, sediado em Montevidéu, Uruguai, nos dias 30 e 31 de janeiro.
Eles se reuniram com Miguel Doria, representante do PHI-Unesco, e outros parceiros como o diretor do Centro Regional para a Gestão de Águas Subterrâneas na América Latina e Caribe – Ceregas, Alberto Manganelli, e, ainda, o Ministério do Meio Ambiente do Uruguai, para tratar os detalhes da organização do evento.