Site icon DeFato Online

Ipoema: gastronomia, artesanato e shows marcam abertura do 1º Festival da Cultural Tropeira

Ipoema: gastronomia, artesanato e shows marcam a abertura do 1º Festival da Cultural Tropeira

Pereira da Viola foi a grande atração na abertura do evento - Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Teve início, na última sexta-feira (20), o 1º Festival da Cultura Tropeira, em Ipoema, distrito de Itabira. Com uma programação variada e intensa, o público que esteve na praça Augusto Guerra pode aproveitar o fim de semana com uma gastronomia local aprimorada, artesanato, apresentação das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicotes e Trovadoras, além de shows.

O primeiro a se apresentar foi o grupo Entre Cordas, Sopros, Batuques e Canções, formado por artistas locais. O destaque da primeira noite ficou com o cantor, violeiro e compositor Pereira da Viola, que colocou o público para dançar em uma fria sexta-feira — com um repertório inspirado no cancioneiro popular, com ciranda e moda de viola.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) prestigiou o primeiro dia de atividades e comentou sobre a programação que segue até o próximo sábado (28). “Estou muito feliz em realizar este 1º Festival da Cultura Tropeira, em Itabira. Uma festa para exaltar e resgatar as nossas tradições. É um momento muito importante para mostrar que o nosso distrito é rico em memórias e manifestações culturais. Serão nove dias com muitas atividades para todos os públicos e espero que o ipoemense e os visitantes aproveitem esses dias aqui em Ipoema”, ressaltou.

Segundo dia

No sábado (21), a programação seguiu com muita música — se apresentaram Rondinele Viola e Glauciano; Bruno e Lucas; além de um bailão sertanejo que reuniu artistas locais, com muita roda de viola e o melhor da música caipira e do sertanejo universitário. O público que compareceu ao Campo do Aliança, onde aconteceu o segundo dia de atividades, pode curtir também barraquinhas com culinária tradicional, que serviram feijão tropeiro, caldos variados, churrasquinho, pastel caseiro e outros quitutes.

Segundo informações da Prefeitura de Itabira, cerca de 2 mil pessoas aproveitaram a noite de sábado em Ipoema.

Terceiro dia

Encerrando o primeiro final de semana do Festival da Cultura Tropeira, atrações como contação de histórias, com as Pipoquinhas, e o grupo Sementinhas animaram a criançada no domingo (22). Também se apresentaram DJs e e o músico Maurício Rocha. As atividades aconteceram na Praça Augusto Guerra, no centro de Ipoema.

De acordo com Carina Bismark, superintendente de Comércio e Turismo, o festival foi planejado para valorizar a cultura tropeira. “Recebemos muitos visitantes e turistas, além do ipoemense e do itabirano, nesses primeiros dias de festa. Vale destacar que este festival, além de valorizar, divulgar e promover a cultura tropeira, também pretende promover a retomada do turismo em Ipoema e Itabira”, destaca.

O Festival da Cultura Tropeira vai até o dia 28 de maio, quando o músico Renato Teixeira encerra as atividades, com uma apresentação no Campo do Aliança. A programação completa está disponível no site: www.festivaldotropeiro.com.br.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.

Exit mobile version