Site icon DeFato Online

Israel aprova acordo de cessar-fogo no Líbano a partir desta quarta-feira (27)

Foto: OTempo/Reprodução/Youtube

O gabinete de segurança de Israel aprovou o acordo por 10 votos contra 1 e definiu que os combates cessariam às 4h, horário local O gabinete de segurança de Israel aprovou o acordo por 10 votos contra 1 e definiu que os combates cessariam às 4h, horário local O gabinete de segurança de Israel aprovou o acordo por 10 votos contra 1 e definiu que os combates cessariam às 4h, horário local

Acordo intermediado pelos Estados Unidos e pela França para um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, entra em vigor a partir desta quarta-feira, segundo informou o presidente norte-americano, Joe Biden, nesta terça-feira.

O conflito, que já provocou milhares de mortos desde que foi desencadeado a partir da guerra de Gaza, no ano passado pode, enfim, sinalizar um fim permanente das hostilidades entre as partes, acredita Biden.

O gabinete de segurança de Israel aprovou o acordo por 10 votos contra 1 e definiu que os combates cessariam às 4h, horário local, segundo informação do presidente Biden, após ter conversado com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o primeiro-ministro do Líbano Najib Mikati.

“Isso foi projetado para significar o fim permanente das hostilidades. O que resta do Hezbollah e outras organizações terroristas não será permitido ameaçar novamente Israel. Isso retirará gradualmente suas forças ao longo de um período de 60 dias, enquanto o exército do Líbano assumirá o controle do território próximo à sua fronteira com Israel para garantir que o Hezbollah não reconstrua sua infraestrutura local”.

Biden finaliza afirmando que “em breve civis de ambos os lados poderão voltar com segurança para suas comunidades”.

O ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, afirmou que o Exército libanês poderia destacar ao menos 5 mil militares no sul do país à medida que as tropas israelenses forem se retirando.

Por outro lado, Netanyahu disse que seu país estaria pronto para implementar o acordo de cessar-fogo, “mas responderia com força qualquer violação do Hezbollah, mantendo total liberdade de ação militar”.

Netanyahu disse que esse cessar-fogo vai possibilitar que Israel se concentre na ameaça do Irã, repondo estoque de armamento esgotados, dando uma pausa ao Exército e isolar o Hamas, grupo responsável por deflagrar a guerra na região ao atacar Israel.

“Fizemos o Hezbollah retroceder décadas, eliminamos seus principais líderes, destruímos a maioria de seus foguetes e mísseis, neutralizamos milhares de combatentes e destruímos anos de infraestrutura terrorista perto de nossa fronteira. Agora é o momento de agir, por meio de ações concretas, para consolidar a conquista de hoje”.

Jeanine Hennis Plasschaert, coordenadora especial das Nações Unidas para o Líbano, saudou o cessar-fogo em um comunicado, elogiando as partes do acordo “por aproveitarem a oportunidade de encerrar esse capítulo devastador”.

* Fonte: InfoMoney

Exit mobile version