Itabira: 26º Batalhão da Polícia Militar moderniza a comunicação com rádios digitais

Sistema foi implantado a partir de um convênio assinado com a Prefeitura Municipal, no valor de R$ 600 mil

Itabira: 26º Batalhão da Polícia Militar moderniza a comunicação com rádios digitais
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


A digitalização do sistema de rádio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), implantada por meio de convênio com a Prefeitura de Itabira, no valor de R$ 600 mil, fortaleceu a capacidade de resposta do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG) às demandas da segurança pública em Itabira.

Durante solenidade na quarta-feira (21), no auditório do 26º Batalhão da PMMG o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) oficializou a implementação desta tecnologia, testando o novo sistema através de chamadas para as unidades policiais dos distritos Ipoema e Senhora do Carmo. A zona rural, segundo o comandante do Polícia Militar em Itabira, tenente coronel Fábio Barcelos de Barros, era um desafio para a polícia, já que o sistema analógico não oferecia cobertura e nem clareza para todas as localidades rurais.

“Esse convênio possibilitou a instalação de antenas e compra de terminais de comunicação digitais, compatíveis, inclusive, com as tecnologias adotadas em países desenvolvidos”, explicou o comandante, que destacou ainda a confiabilidade da nova rede rádio do 26º Batalhão. “A criptografia das comunicações nesse sistema assegura a confidencialidade das operações, pois a troca de mensagens entre os policiais militares é mais segura, contribuindo muito com a qualidade do nosso atendimento ao cidadão de bem do município. Temos uma ferramenta poderosa”, concluiu o tenente coronel Fábio Barcelos.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, além de melhorar a segurança pública da cidade, essa tecnologia resguarda a integridade física dos policiais porque o novo sistema garante o sigilo das mensagens. “É importante registrar que Itabira é uma das primeiras cidades do Estado a digitalizar e modernizar o sistema de rádio, buscando ainda mais eficiência nos trabalhos”, finalizou.