O abastecimento de água para os bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos foi retomado gradativamente. Ainda pela manhã desta segunda-feira (18), uma equipe de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizaram manobras para amenizar o prejuízo causado pelo corte e furto de cabos da antiga ETA Campestre. A normalização do abastecimento deve ocorrer entre a noite e a madrugada de terça-feira (19).
A prática criminosa reflete em impactos para a população. Isso porque as unidades de abastecimento do Saae ficam sem energia, o que impede o bombeamento de água até a população. Além disso, a sala de controle permanece sem receber informações em tempo real sobre o nível dos reservatórios, a distribuição de água, pressão de rede e acionamento de válvulas. O monitoramento tem sido realizado pessoalmente ao longo do dia.
Os bairros que tiveram o seu abastecimento de água prejudicado foram: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro.
O Saae ainda avalia os estragos para definir como será restabelecida a fiação. Casos emergenciais de falta de água devem ser comunicados pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.