Site icon DeFato Online

Itabira: Após forte chuva, CMEI Dona Dudu, Cras e residencial no Fênix voltam a alagar

Foto: Reprodução Redes Sociais

A forte chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (27) provocou o alagamento de um residencial, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Dudu, no bairro Fênix, em Itabira. Na semana passada, no dia 18 de dezembro, os locais já haviam sido alagados em decorrência de uma forte chuva. 

Segundo a Prefeitura de Itabira, a inundação da semana passada teria ocorrido após um ‘‘deslocamento da rede de drenagem pluvial profunda executada em anos anteriores naquela região’’.

A DeFato procurou a Prefeitura de Itabira para obter um posicionamento a respeito das novas inundações. Segundo a gestão municipal, o Cras funcionará – de forma temporária – até janeiro de 2024, na Escola Municipal Nico Andrade. A mudança, segundo a Prefeitura, é necessária para conclusão das obras próximas à unidade. Os telefones de contato são: (31) 3839-2533 e (31) 3839-2619, das 8h às 17h. 

Já o CMEI Dona Dudu segue em obras para resolver essa questão. A previsão é que a reforma seja concluída antes do retorno das aulas. O local não sofreu prejuízos em função das chuvas de hoje.

Relembre

‘‘O problema é fruto de um aterro executado no bairro Fênix há mais de duas décadas, concluído há cerca de seis anos, para construção do residencial e equipamentos públicos como o CRAS, o CMEI e uma praça de esportes. No local foi executada uma drenagem profunda, que recebe a maior parte da contribuição de águas de chuva do bairro Fênix’’, informou a nota da Prefeitura de Itabira à DeFato, no último dia 18. 

Ainda de acordo com a gestão municipal, há cerca de 70 dias foi identificado um abatimento de terra no estacionamento do residencial do bairro Fênix. Após análise técnica da  Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), foi identificado o deslocamento da rede de drenagem. 

A Prefeitura de Itabira também havia informado que uma empresa já foi contratada para construção da rede pelo método não destrutivo (semelhante ao que é executado na Vila Paciência) para substituir a rede e corrigir o problema. 

Exit mobile version