Site icon DeFato Online

Itabira: confira a programação completa da Mostra de Arte Pública (MAPA)

Itabira: confira a programação completa da Mostra de Arte Pública (MAPA)

Empena que Eduardo Kobra está produzindo tendo Drummond como referência - Foto: Thiago Santos

A Mostra de Arte Pública (MAPA) chega a Itabira nesta semana para promover um festival de arte e cultura proporcionando momentos de interação e aprendizado, com programação diversificada para todos os públicos e entrada gratuita. Entre os dias 9 e 15 de outubro, artistas de renome nacional e internacional estarão na cidade realizando pinturas e instalações públicas em diversos pontos da cidade. Artistas locais que foram selecionados pela convocatória também participam do evento.

MAPA chega para criar um grande circuito de arte urbana em Itabira, com relevância artística e com nomes importantes da cena da arte urbana do Brasil e do mundo. O objetivo é colocar arte de qualidade no dia a dia da cidade, para que as pessoas passem a observá-la de forma diferente, sob a perspectiva da arte. Nosso intuito é também criar um intercâmbio entre esses artistas e os artistas locais. Por isso fizemos a convocatória para selecionar pessoas que pintarão um muro de quase 50 metros de comprimento, mostrando assim um panorama da cena de arte urbana local”, destaca uma das curadoras do festival, Juliana Flores.

Kobra, Mag Magrela, Millo e Zéh Palito farão pinturas em empenas e muros da região central de Itabira. A pintura de Eduardo Kobra faz referência a Carlos Drummond de Andrade e será feita em uma empena de 32 metros de altura, localizada no Hotel IT (Avenida Duque de Caxias, 1220, Esplanada da Estação). Bracher e Bolinho farão instalações públicas, ambas também tendo Drummond como referência e que serão inauguradas no dia 10 e 13 de outubro, respectivamente.

Também no dia 10, em uma parceria entre MAPA e o projeto Sempre Um Papo, o público terá a oportunidade de acompanhar um bate-papo com Kobra, que falará sobre o graffiti, muralismo e a arte urbana. A dinâmica será às 19h30, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), também com entrada franca.

Para mim, estar aqui em Itabira é uma honra, um grande privilégio. Ocupar um espaço aqui na cidade e, de certa forma, transformá-la um pouco através da pintura, é muito gratificante. Estou sempre entusiasmado em poder pintar, com as oportunidades que surgem, com essa questão cultural, como no caso da referência a Carlos Drummond de Andrade. Sempre que tem essa conexão importante, com memória, com história, são temas que realmente me movem, afirma Kobra.

No dia 11, Raquel Bolinho ministra uma oficina de grafitti, os participantes criarão um painel artístico com a orientação da artista. Durante a experiência, todos terão a oportunidade de não apenas contribuir para a obra, mas também mergulhar no mundo das técnicas, materiais e processos criativos do graffiti.

Já no dia 12, VJ Suave comanda a oficina de “Tagtool” (desenho com luz). O artista vai ensinar crianças e adolescentes a operarem o Tagtool, uma ferramenta que permite que no lugar de tinta, se utilize a luz; e no lugar da tela, se utilize os muros e paredes. As “pinturas” serão desenvolvidas, projetadas e animadas em tempo real, transformando lugares comuns em cenários que transportam as pessoas para o universo da fantasia.

No dia 13 é a vez de Mag Magrela realizar a oficina “Técnica Livre de Arte”. Nela, os alunos vão aprender técnicas graffiti e muralismo, como a utilização de tintas, corantes e ferramentas de spray. Durante a oficina, a artista vai compartilhar seu conhecimento multidisciplinar de arte e orientar a aplicação dos desenhos dos alunos na parede. Todas as oficinas são gratuitas.

No sábado, dia 14 de outubro, a programação segue com sarau de poesia e intervenções poéticas, como “Suaveciclo”, com o VJ Suave ao longo do Circuito MAPA. Já no domingo, dia 15, a festa de encerramento promete encantar o público com shows do Lamparina, DJ Vinny, Mac Julia, Batalha da Fênix, Juca (lançamento do álbum “Fractais”) e Pi (lançamento do álbum “Novo Plano”), além de novas intervenções urbanas com o VJ Suave.

O objetivo do festival é, além de colocar Itabira no mapa da arte urbana nacional, fomentar o turismo, o comércio, ampliar o acesso à arte, fazer com que as pessoas se desloquem pela cidade e reconectem com o seu território. Não só a população, mas também atrair visitantes de fora. Queremos falar de Itabira para além da história de mineração, pensar que cidade é essa, que cultura é essa, o que é produzido de interessante pra gente contar pro Brasil e pro mundo, queremos provocar a reflexão por meio da arte”, acrescenta Juliana Flores.

O festival MAPA Itabira é realizado pela Prefeitura de Itabira e Associação Cultural Casinha, com produção e curadoria da Pública Agência de Arte e parceria do Consulado da Itália em Minas Gerais e do Centro Universitário UNA.

Empena que Eduardo Kobra está produzindo tendo Drummond como referência – Foto: Yuri Oliveira

Confira a programação completa do MAPA:

09 a 15/10 – Pinturas urbanas

Kobra

Mag Magrela

Millo

Zéh Palito

Artistas itabiranos selecionados pela convocatória

10 a 15/10 – Instalações culturais

Bolinho

Carlos Bracher

Programação cultural:

10/10 – terça

11/10 – quarta

12/10 – quinta

13/10 – sexta

14/10 – sábado

15/10 – Domingo

Festa de Encerramento

Local: Praça da EEMZA

Intervenção

Local: ao longo do Circuito MAPA

Exit mobile version