Assim como em diversas cidades mineiras, Itabira vem enfrentando ao longo dos últimos dias uma forte onda de calor, que tem elevado as temperaturas no município para além dos 30º. Para piorar a situação, moradores da região do Barro Branco vem sofrendo com recorrentes problemas de distribuição de água há pelo menos 15 dias. Segundo uma moradora, o desabastecimento tem se tornado frequente na parte alta do bairro, onde – segundo a mulher-, a água só chega à noite e o fornecimento é interrompido pela manhã.
Devido ao problema, atividades essenciais, como lavar roupas, só podem ser realizadas no período noturno – incluindo a madrugada. Em entrevista à DeFato, uma moradora afirmou que: “Nesse final de semana a gente ficou sem água na sexta, no sábado, e a água foi chegar só no domingo por volta de 17h. Na segunda-feira, na parte da manhã, não era nem 8h, acabou a água. A gente teve água só no período da noite. Durante o dia a gente não está tendo água. Isso está acontecendo já tem uns quinze dias”.
Os moradores disseram que já procuraram o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira e foram informados que há um problema em uma bomba de distribuição: “A gente procura saber o que está acontecendo e é sempre a mesma coisa: “a bomba deu problema”. Essa bomba dá problema direto”, desabafa a moradora que preferiu não se identificar.
Diante da situação, a reportagem da DeFato procurou o Saae para obter um posicionamento oficial da autarquia sobre a questão. Os questionamentos buscavam saber a causa do problema, se equipes do órgão foram verificar a situação e quando ela seria resolvida.
Segundo o Saae, recentemente um raio caiu em uma casa de bombas, causando instabilidade elétrica na rede de bombeamento. Além disso, o aumento do consumo de água na região devido às altas temperaturas tem contribuído para a escassez. O órgão diz estar atuando para corrigir o problema o mais breve possível.
Confira a nota na íntegra
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que está atuando para reparar os problemas que têm ocasionado a falta de água na região do Barro Branco.
Na semana passada, houve a queima de um relé na casa de bombas do poço artesiano na região causado pela queda de um raio. Desde então, a autarquia tem lidado com a instabilidade elétrica no bombeamento. Além disso, devido às altas temperaturas vivenciadas nas últimas semanas, houve aumento de consumo de água na região. Fator que também contribuiu para o desabastecimento na região.
O Saae informa ainda que está monitorando o cenário e atua para normalização do abastecimento o mais breve possível.