Com o objetivo de promover a conscientização da população para a adoção de animais domésticos, a equipe de Vigilância em Saúde, através da Diretoria de Zoonoses, visitou a Escola Municipal Alice Martins Fontes, no Sapé, em Itabira, na última quinta-feira (20), para conversar com a comunidade e os estudantes.
A Campanha de Conscientização de Adoção visa sensibilizar a comunidade para adoção de animais, que estão abandonados ou precisam ser doados por alguém que não tem condições de criá-los ou mantê-los. São animais que estão a espera de uma nova família, de um novo lar, que necessitam ser bem tratados, receber carinho, amigos e donos cuidadosos.
Essa Campanha é parte do Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída em 2007, instituições públicas que se unem para promover saúde e educação integral. Voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, o PSE é uma estratégia para a integração e a articulação permanente desses serviços públicos, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de técnicos da saúde, da educação básica e a população, para o desenvolvimento da cidadania e a qualificação das políticas públicas brasileiras.
A equipe de zoonoses estará presente em outras escolas municipais, nas próximas semanas, promovendo uma série de palestras, atividades didáticas com a distribuição de material informativo sobre a adoção e o cuidado com os animais, além de muitas orientações e brincadeiras.
As atividades nas escolas são diretrizes do PSE para favorecer atitudes que possam melhorar a qualidade de vida nas comunidades, promovendo a paz, e despertando a sensibilidade das pessoas quanto à sua responsabilidade com a vida, com o outro, com o meio ambiente, a natureza e os animais.
A adoção é uma importante estratégia no manejo populacional de animais de companhia, pois possibilita sua reinserção na sociedade. O trabalho da equipe da Saúde organiza ações de vigilância e de informação, a fim de impedir o abandono, os maus-tratos e as mortes de animais, com dicas de cuidados e proteção para evitar doenças transmitidas pelos animais em todo o município.
O trabalho da Vigilância em Saúde além de promover a integralidade das ações e serviços, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, busca incentivar a participação do controle social na vida comunitária de sua região, colaborando para o monitoramento dos serviços e a avaliação permanente dos processos de integrar, agir e educar em saúde.