Neste domingo (18), acontece o evento Consciência Negra, que reúne o Projeto Cabeça Feita ao estúdio Afro Hair para a celebração da cultura negra itabirana no bairro Cônego Guilhermino. A festa contará com um desfile de beleza negra e uma roda de samba a partir das 13h.
Jacqueline Barbosa Oliveira estará presente pelo estúdio. Seu interesse por trabalhar com unhas e cabelos começou aos 12 anos de idade e, depois de uma longa e árdua trajetória, se sente realizada como trancista: “Como mulher e negra, trabalho não apenas para arrumar mulheres, mas para empoderá-las, trazer auto-estima, poder, felicidade, bem-estar”.
A irmã Joice Oliveira caminha junto. A mais nova conta que aprendeu tudo com Jacqueline: “Quando ela abriu o salão no Juca Batista, eu tinha que chegar da escola e levar almoço pra ela todos os dias. E eu não gostava de só levar o almoço, acabava deixando lá e só voltava quando ela voltava embora”.
O domingo terá atividades gratuitas como design de sobrancelhas, tranças e corte de cabelo.
O projeto Cabeça Feita foi idealizado pelo vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB) e é realizado há seis anos em Itabira. “A gente vai ter alguns desfiles de algumas técnicas africanas. Tranças, o que faz toda a diferença para o nosso evento. Além disso, teremos a roda de samba e vamos ter o desfile das meninas com os penteados”, conta o vereador.
Para as crianças, terão brincadeiras, como pula-pula, pipoca, algodão doce.