Site icon DeFato Online

Itabira lamenta a perda do ex-vereador Cupertino, vítima da Covid-19

Itabira lamenta a perda do ex-vereador Cupertino, vítima da Covid-19

Cupertino, junto aos quatro filhos, Aldrim, Allaim, Adolpho e Augusto. Foto: Reprodução / Instagram

Itabira está em luto mais uma vez, neste sábado (22), com o falecimento de José Cupertino Gomes, o “Cupertino”. O ex-vereador, conhecido por sua longa carreira na vida pública itabirana, deixa a esposa, Sueli Figueiredo; quatro filhos, Aldrim, Allaim, Augusto e Adolpho; e cinco netas Luiza, Joana, Elisa, Mila e Alice.

Aos 68 anos, Cupertino encarava um longa batalha contra a Covid-19. O ex-vereador estava internado há 83 dias no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Logo que foi diagnosticado, Cupertino foi levado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e intubado. Porém, ele conseguiu se recuperar, chegou a ser extubado e a receber alta. Mas, vinha sofrendo com as sequelas da doença.

Itabirano do Rio de Peixe

José Cupertino Gomes nasceu em Itabira, em 18 de Setembro de 1952. Cupertino, como era mais conhecido, era um dos 10 filhos de José Pedro Gomes e Raimunda Euzébio Gomes. Ele tinha muito orgulho das raízes. 

Mas, o reconhecimento entre os conterrâneos veio mesmo por meio da vida pública. Cupertino foi vereador por três legislaturas da Câmara Municipal de Itabira. Quando foi eleito pela primeira vez, em 1996, obteve com 670 votos. Em seu segundo mandato, em 2000, recebeu 824 votos e, em 2004 , recebeu a confiança de 1324 eleitores para exercer a função de vereador pela terceira vez.

Se tornou uma das figuras públicas mais conhecidas da cidade por seu comprometimento e fidelidade ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Depois de 30 anos, ele decidiu deixar a vida pública, mas continuou atuando como líder comunitário, participando de ações voltadas ao desenvolvimento de Itabira.

Legado de pai para filho

Muito conhecido pelos anos de serviços prestados à comunidade enquanto vereador, Cupertino priorizou políticas públicas que trouxessem melhores condições de vida para à comunidade. Educação, saúde e esporte eram suas principais bandeiras, com destaque na defesa dos interesses do homem do campo e de toda zona rural do município.

Por isso, o filho – também ex-vereador – Allaim seguiu seus passos. “Ele era um pai exemplar. Lutou pelos nossos estudos e bem estar. Era um exemplo de respeito, sabedoria integridade, lealdade e humildade. Por esses princípios, e pelo orgulho que sempre tive dele, decidi entrar na vida pública”, conta.

Allaim também destaca que, apesar da tristeza profunda pela perda do pai, a família se consola com as mensagens de carinho direcionadas a ele. “Obrigado às pessoas que nos enviaram tantas orações pela recuperação dele. O legado que fica é de muita luta e força”, finaliza.

Mensagens e homenagens

Diversas pessoas se manifestaram e homenagearam Cupertino nas redes sociais. As influenciadoras digitais e noras de Cupertino, Carla Jardim e Carolina Lage, proprietária da Carolina Modas, usaram as redes sociais para manifestar o pesar.

Foto: Reprodução / Internet

O presidente do PDT de Itabira, Gabriel Quintão, também se manifestou em nome do partido.

Assim como o ex-prefeito Ronaldo Magalhães e o atual prefeito Marco Antônio Lage.

A Prefeitura de Itabira e a Câmara de Vereadores também usaram as redes sociais para prestar suas condolências.

 

 

Exit mobile version