Alice de Oliveira Silva, de 77 anos, mais conhecida como Tia Neném, faleceu na noite dessa terça-feira (27) após sofrer um atropelamento na Avenida Mauro Ribeiro. A idosa chegou a ser socorrida com vida e consciente, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo acidente. A idosa era uma das corredoras mais celebradas da cidade e sua morte causou comoção.
“Ela era um ícone do esporte. É lamentavelmente nós a perdermos. A gente fica sem saber as palavras para descrever uma perde dessa. Sabemos que tem que ser cumprida a vontade de Deus e o que podemos é pedir força nos fortalecer”, desabafou Adilson de Sá, integrante da equipe de corrida Speedy Fox, da qual Tia Neném fazia parte.
Referência de dedicação
A idosa começou a correr profissionalmente aos 45 anos, por uma indicação médica, e não parou mais. Ativa na equipe de corrida Speedy Fox, ela treinava duas vezes por semana, participava de competições e era uma das responsáveis pelas crianças que faziam parte da equipe.
“Ela era querida por todo mundo. toda Itabira a conhecia. Tia Neném era minha companheira dos treinos infantis e sempre nos dava uma atenção especial… Eu nem sei como prosseguir sem ela. Hoje, eu estou sem chão”, lamentou Adílson.
Quando as primeiras competições da modalidade de corrida de rua surgiram em Itabira, Tia Neném começou a participar de todas. Daí, veio uma série de vitórias e muitas premiações. Em entrevista a uma reportagem especial de Dia da Mulher, dada ao portal DeFato, em março desse anos, ela falou sobre essas conquistas.
“Todas as corridas são emocionantes, mas a de São Silvestre e a da Garoto são especiais. Tenho 380 medalhas de corrida e 70 troféus. Conduzi a tocha olímpica que mantenho guardada comigo. Participo de passeio ciclístico, amo viajar e participar de corridas em outras cidades”, conta.
Ainda na entrevista à DeFato, a atleta deixou claro: seu maior objetivo como atleta era manter a saúde e se relacionar com as pessoas. “Acreditem nos seus sonhos. Nunca é tarde para conquistar algo na vida. Não desistam. Não tem época para começar”, disse.
Homenagens e despedidas
Nas redes sociais, diversas pessoas manifestaram pesar pela perda de Tia Neném e destacaram seu legado como atleta. O prefeito, Marco Antônio Lage, usou seu perfil pessoal no Instagram para falar do falecimento da idosa e oferecer apoio aos amigos e familiares.
“Recebi com muita tristeza a notícia da morte da corredora Alice de Oliveira Silva, a nossa Tia Neném. Uma perda irreparável para a nossa cidade que não terá mais a sua alegria nas provas de rua e treinamentos. Ficamos com o exemplo de vida e as lições constantes de superação”, escreveu.
No perfil de sua equipe de corrida, a Speedy Fox, Tia Neném também recebeu diversas homenagens. Os integrantes manifestaram lá a tristeza por sua perda. “Quanta tristeza. Sem palavras neste momento de muita dor. Eternamente Tia Neném, nossa fonte de inspiração. Saudades sempre”.
Tia Neném também foi homenageada pelos torcedores do Cruzeiro, da torcida Cachazeiros.
O locutor de eventos, Breno Couto, lamentou a morte de Tia Neném com um vídeo de sua participação em uma corrida. Nas imagens, é possível ver as pessoas a aplaudindo.
Políticos, atletas, companheiros de esporte e outras equipes de corrida prestaram suas condolências e relembraram a importância de Tia Neném para a prática esportiva em Itabira. Confira na galeria de fotos.