Site icon DeFato Online

Itabira perde Lúcio Sampaio, fundador do histórico “O Cometa Itabirano”

Lúcio Sampaio

Lúcio Sampaio (à dir.) ao lado de Drummond. Escritor e jornalista desenvolveram relação bastante carinhosa durante os anos. Foto: Altamir Barros/Humberto Martins/Acervo "O Cometa"

O jornalismo itabirano perdeu, neste sábado (11), uma das suas emblemáticas figuras. Aos 69 anos, morreu o psicólogo e fundador do “O Cometa Itabirano” Lúcio Vaz Sampaio, vítima de um infarto.

Além da trajetória jornalística, o itabirano marcou época no ativismo político. Na década de 70, quando estudante de psicologia e presidente do Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, foi um dos líderes do movimento estudantil ocorrido em Belo Horizonte. À época, o grupo desempenhou papel importante na luta pelo fim da ditadura militar.

Em 1979, decidiu fundar o jornal O Cometa Itabirano, pelo qual daria continuidade à sua luta pela redemocratização, além de relatar os problemas locais do município. Também estabeleceu contato íntimo e carinhoso com Carlos Drummond de Andrade, com quem trocava correspondências recorrentemente. Lúcio Sampaio promoveu inúmeras referências à obra do poeta em seu histórico jornal impresso.

O velório do jornalista foi realizado neste domingo (12), entre 9h e 13h, no Memorial Santa Terezinha. Já o sepultamento será no Cemitério do Cruzeiro.

Exit mobile version