Cuidar da água é responsabilidade de todos. Água é vida e o volume existente no planeta é limitado. Estamos no período de estiagem, época considerada crítica para a captação de recursos hídricos. O clima seco provoca escassez de água, devido à falta de chuva para abastecer as nascentes e mananciais. Em Itabira não chove há mais de 70 dias. Apesar das intensas chuvas no início do ano, o longo período de estiagem reforça a importância do consumo consciente de água.
Por isso, a campanha de conscientização de uso racional da água, realizada pela Prefeitura Municipal de Itabira e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), se faz necessária neste momento. A campanha integra a ação “Cuidar do meio ambiente é cuidar da gente”, que ainda conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira.
Evitar o desperdício é um caminho consciente para que não falte água em Itabira. A economia no consumo reduz problemas com escassez hídrica, diminui o consumo de energia elétrica e o volume de água e esgoto captados e tratados.
A expectativa é de que a campanha auxilie na conscientização de toda a comunidade sobre a importância do consumo consciente e a promova o início de novas práticas e novos hábitos para o uso racional da água.
Medidas simples podem economizar água no dia a dia, fique atento:
- É preciso checar os vazamentos internos de torneiras e canos dentro e fora de casa, caso exista conserte-os o quanto antes;
- Evite lavar carros e calçadas com mangueira;
- Use as descargas sanitárias e torneiras corretamente;
- Reutilizar a água das máquinas de lavar roupas e louças também é uma boa medida de economia, essa água poderá ser usada para lavar o chão, áreas de garagens, passeios, calçadas e aguar as plantas;
- Reduzir o tempo do banho diário além de economizar água e luz, reduz os custos e despesas mensais;
- Ao lavar as mãos ou escovar os dentes mantenha as torneiras fechadas.
Essas medidas podem economizar muito, e contribuem para que a água não falte na cidade.