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Itabira: projeto de duplicação das MGs 434 e 129 pode ser realizado por uma parceria público-privada

Duplicação da estrada MG-434 está entre as prioridades do Plano Itabira Sustentável

Trecho da BR-381 que se conecta com a MG-434, dando acesso à Itabira - Foto: Divulgação/Gestão Ambiental

O projeto para duplicação das rodovias MGs 434 e 129, que cortam Itabira e cidades vizinhas fazendo a ligação com a BR-381, deu mais um passo na última terça-feira (24), quando aconteceu um encontro, em Belo Horizonte, entre o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Bruno Barros de Souza, em Belo Horizonte. O representante do Executivo mineiro confirmou que a proposta de uma parceria público-privada (PPP) para expansão das vias está caminhando e será incluída na pauta da próxima reunião do Governo de Minas Gerais para tratar de concessões, agendada para a segunda quinzena de novembro.

Segundo Pedro Bruno de Souza, após avaliação no encontro de novembro, que contará com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o projeto parte para o detalhamento final e montagem do edital. Todo o processo é acompanhado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pelas PPPS do Governo de Minas Gerais.

A reunião com a Seinfra dá sequência ao encontro realizado entre Marco Antônio Lage e o vice-governador Mateus Simões (Novo), na semana passada, quando a duplicação das rodovias também foi o tema principal. “Estamos ainda mais otimistas com a concretização deste projeto. É uma ação audaciosa, tripartite, que envolve diretamente a Prefeitura, o Estado e a Vale, algo que está sendo um modelo até mesmo para a Secretaria de Estado de Infraestrutura. Sempre reforço a importância da duplicação do entorno rodoviário de Itabira porque ela é realmente vital para qualquer pretensão de desenvolvimento econômico que o município almeje. Tivemos esse sinal verde, a confirmação de que o projeto está na pauta do Estado e esperamos boas notícias em breve”, afirmou o prefeito.

Também participaram dessa última reunião representantes da mineradora Vale, diretores da Codemge e a subsecretária de Concessões e Parceria da Seinfra, Fernanda Alen Gonçalves da Silva. Por Itabira ainda esteve presente o engenheiro civil José Maciel Paiva, que assessora o município nas discussões em torno do Itabira Sustentável, iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Vale — e que tem a duplicação das MGs 129 e 434 como um dos carros-chefes.

Da esquerda para a direita: Maciel Paiva, Pedro Bruno, Marco Antônio Lage e representantes da Vale . No vídeo, Fernanda Alen da Silva e representantes da Codemge – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Memória

A duplicação das MGs 129 e 434 é um pleito antigo da Prefeitura de Itabira. Em 2019, no governo do ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães (à época no PTB e atualmente no União Brasil), foi firmado junto ao DER-MG o convênio 30.018/19, quando ficou definido que o Executivo local ficaria responsável por desenvolver o projeto executivo da obra a um custo aproximado de R$ 3 milhões.

Desde 2021, já na gestão do prefeito Marco Antônio Lage, novas reuniões com o Governo de Minas Gerais têm sido realizadas para viabilizar a obra. Em agosto daquele ano, após mais uma rodada de conversas, o governador Romeu Zema (Novo) chegou a se comprometer com o empreendimento.

Em novembro de 2021, Prefeitura de Itabira e DER-MG assinaram um novo convênio para elaboração do projeto executivo de duplicação das rodovias MG-434 e MG-129. À época, foi divulgado que esse processo poderia ser licitado e executado ao longo de 2022 — com possibilidade de que as obras ficassem aptas para serem iniciadas no primeiro trimestre de 2023, o que dependeria da viabilização de recursos financeiros.

Em junho de 2023, Romeu Zema, durante visita a Bom Jesus do Amparo, sinalizou que a duplicação das MGs 434 e 129 não seria executada com recursos estaduais. Dessa forma, a parceria público-privada se torna o melhor caminho para o empreendimento, que deve contar com aportes da mineradora Vale.

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