Site icon DeFato Online

Itabira recebe primeira etapa do Mineiro de Taekwondo neste fim de semana

Atletas iniciam disputa do Campeonato Mineiro de Taekwondo em Itabira - DeFato

Em 2018, Itabira sedia mais uma vez a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo. O evento esportivo será realizado nos dias 16, 17 e 18 de março, sexta-feira a domingo, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro da cidade.

O município receberá centenas de atletas de diversas cidades de Minas Gerais. As etapas acumulam pontos para decidir os melhores atletas de Minas Gerais e selecionar aqueles que participarão do Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2018, em cidade a ser divulgada.

De acordo com o organizador da competição na cidade, mestre Martinho Francisco, Itabira já tem tradição neste tipo de evento e representa um polo do Taekwondo no estado. Ele explicou que o campeonato é realizado em cinco etapas e esta é a primeira dessas fases.

No ano passado, no mês de abril, cerca de 400 atletas de Minas Gerais disputaram o Mineiro em Itabira. A tendência é que nesse número se repita. Para o organizador, o campeonato é importante por mostrar que a cidade continua sendo referência desse esporte, já que Itabira já sediou vários campeonatos brasileiros e até mesmo seletivas olímpicas. “A receptividade e a logística de nossa cidade propicia receber o grande número de atletas e visitantes, além de ter ótima organização”, definiu.

A competição é promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg) e Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), com o apoio da Prefeitura de Itabira, Governo de Minas Gerais, ArcelorMittal, Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), Associação Criança do Amanhã e Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (Cref/MG).

Arte marcial milenar

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, com os propósitos de aumentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, efetivar a capacidade de liderança e proporcionar respeito ao próximo. O esporte chegou ao Brasil na década de 1970 e está cada vez mais difundido: a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988.

 


Exit mobile version