Itabira registrou 60 atropelamentos em 2017
Ao mapear os dados, Transita elaborou campanha para orientar usuários das vias urbanas da cidade
Itabira teve 60 acidentes de trânsito com atropelamentos em 2017, segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito de Itabira – Transita. Esses acidentes provocaram 64 vítimas; uma perdeu a vida no local do atropelamento. A Transita expôs os dados nessa terça-feira, 4 de abril, à Câmara de Vereadores.
A seção mapeou os principais dados sobre o total de acidentes. Os meses com maior frequência de episódios foi janeiro, maio e junho. A maioria dos casos ocorreu entre 16 e 20 horas. Os acidentes envolveram carros de passeio (62%), motocicletas (33%) e ônibus (5%). A maioria das vítimas tinha entre 18 e 30 anos.
Entre as causas presumidas dos acidentes, estão falta de atenção do pedestre, falta de atenção do condutor, pedestre embriagado e outras circunstâncias.
Nesta semana, a Transita retomou a campanha educativa “Pé na Faixa”. As atividades ocorrerão até o dia 27 deste mês, com orientação de pedestres, passageiros e ciclistas, blitzen educativas, adesivação de veículos, colocação de cartazes, além de placas e faixas de conscientização em pontos estratégicos.
“Fizemos uma pesquisa de campo e observamos que a população ainda pratica comportamentos inadequados que geram riscos de acidentes no trânsito”, destacou Edvânia Fernandes, diretora de Educação e Controle de Trânsito da Transita.
.