Itabira foi uma das dez cidades selecionadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Rio Doce) e receberá R$ 2 milhões para o desenvolvimento de projetos de segurança hídrica. Na prática, o dinheiro será utilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em ações que visam minimizar os impactos do período de escassez de água.
Ao todo, 221 municípios inscreveram projetos no Programa de Incremento de Disponibilidade Hídrica P21, da CBH-Rio Doce. As dez cidades selecionadas foram escolhidas a partir das análises das propostas. De acordo com o Saae Itabira, o dinheiro será investido na recuperação do Poço 1 do subsistema produtor do Areão, o que aumentaria a vazão de abastecimento na cidade em mais 60 litros por segundo.
O Saae agora aguarda a assinatura do convênio para o repasse do dinheiro e sequência das ações de execução do projeto, com licitação e liberação da ordem de serviço para a execução. “Através deste parceiro temos a oportunidade não só de trocar experiências com outros profissionais do setor de saneamento, mas também angariar fundos através de projetos para melhoria do abastecimento de água público”, avalia o engenheiro do Saae, Jorge Borges.
Já a diretora-presidente da autarquia itabirana, Karina Lobo, destaca o trabalho da instituição para a consolidação de medidas que visam prevenir o desabastecimento de água no Município. “No ano passado Itabira sofreu muito com a escassez hídrica, inclusive com a necessidade de adotarmos o racionamento. Neste ano, estamos antecipando diversas ações para diminuir os transtornos e minimizarmos os impactos. Essa verba vai nos ajudar muito e esperamos poder executar o projeto no menor tempo possível”, finaliza.
Em tempo
O Saae Itabira também informou que no sábado (11) o telefone 115 de plantão estará em manutenção. Nesse dia, o atendimento será realizado pelo número (31) 9 9849-5530.