Site icon DeFato Online

Itabira terá evento em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna

Itabira terá evento em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna

Obra "São Paulo", de Tarsila do Amaral - Foto: Reprodução/Pinacoteca SP

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o evento “100 Anos de Modernismo no Brasil”, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922. A programação contará com exposição artística, contação de histórias, apresentação de dança contemporânea, além de uma roda de conversa sobre a influência do movimento na literatura e demais artes contemporâneas.

O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, comentou sobre a homenagem itabirana a um dos mais importantes movimentos culturais do Brasil. “A FCCDA quer incentivar e mostrar a capacidade que o Brasil tem de criar novos conceitos artísticos. A comemoração provoca e incita a importância da liberdade artística dos itabiranos, trazendo à tona todas as suas potencialidades”, afirma.

Sobre a Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna foi um evento organizado por um grupo de intelectuais e artistas entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e incluiu exposições artísticas, apresentações literárias e musicais.

Influenciados pelo fim da 1ª Guerra Mundial e pelas vanguardas europeias, os organizadores propunham o rompimento com a arte acadêmica e o compromisso com a independência cultural. Também lutavam pela valorização de um estilo artístico genuinamente nacional, compatível com a realidade brasileira.

Dentre os maiores representantes do movimento estão: Anita Malfatti, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Cândido Portinari, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, dentre outros.

Exit mobile version