Site icon DeFato Online

Itabirana está entre brasileiros selecionados para o Fundo Vozes Negras do YouTube

Itabira que foi selecionada para participar da campanha do YouTube. Foto: arquivo pessoal

Ninguém imaginava que ela ia chegar tão longe! Entre 150 youtubers selecionados do mundo inteiro, a itabirana Sirlaine Mendes, conhecida como Sisi Mendes, está entre os 35 escolhidos do Brasil para participar do projeto Fundo Vozes Negras, turma 2022, desenvolvido pelo YouTube. Além do Brasil, os selecionados são da África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Nigéria, Quênia e Reino Unido.

Sisi Mendes, de 43 anos, é criadora de conteúdo do canal “Dúvidas de Beleza”. Ela fala sobre temas relacionados à beleza e bem-estar. Além disso, produz vlogs. Muito comunicativa, foi para Belo Horizonte fazer cursinho pré-vestibular aos 17 anos. Se formou em Comunicação Social e logo após sua formatura, voltou para Itabira.

Sempre antenada no universo de beleza da internet, lia blogs, assistia vídeos no YouTube e, assim, sempre tinha dicas de beleza para compartilhar.

“Me perguntavam sobre os produtos que eu usava e o que eu indicava para cuidados com a pele. Em 2014, decidi criar o Blog “Dúvidas de Beleza”, para compartilhar dicas de cuidados com a pele, cabelo e maquiagem com mais pessoas. Produzi  muito conteúdo nele, mas nessa época o YouTube começou a crescer muito e as pessoas começaram a gostar de ver resenhas e dicas no formato de vídeo. Eu já tinha o canal para assistir vídeos de outros criadores e, então, decidi postar o meu primeiro vídeo. Em 2 de fevereiro de 2015, postei o meu primeiro vídeo no YouTube”, relata Sisi.

Hoje (2), Sisi completa sete anos na plataforma. E desde então, não parou mais de postar. Atualmente, tem mais de 600 vídeos na plataforma e seu  canal ultrapassa oito milhões de visualizações. O “Dúvidas de Beleza” está próximo de completar 100 mil inscritos. Sisi disse que já trabalhou com grandes marcas como Nivea, Eucerin, Kiss New York, Creamy Skincare, Bisyou Skincare, Claro Brasil, e outras.

“Estar a sete anos produzindo conteúdo, ininterruptamente, na internet também me possibilitou estar ranqueada em muitas pesquisas nas buscas do Google. Já ouvi de várias pessoas: ‘sempre que vou pesquisar sobre um produto para pele oleosa e protetor solar aparece você'”, conta sorrindo. 

O que é o Fundo Vozes Negras

O projeto Fundo Vozes Negras envia recursos para incentivar a produção e a criação de programas exibidos na plataforma com foco na justiça racial e na experiência negra. O objetivo é elevar e incentivar criadores e artistas negros na plataforma.

“Nossa comunidade do YouTube Black está repleta de pessoas criativas, apaixonadas, talentosas, brilhantes e motivadas. Temos a honra de dar a esses criadores recursos para continuarem a expandir suas vozes. Queremos apresentar novas narrativas que enfatizem o poder intelectual, autenticidade, dignidade e alegria das vozes negras. Além disso, queremos educar o público sobre justiça racial, ao mesmo tempo em que ajudamos criadores e artistas negros a construírem carreiras prósperas e sustentáveis no YouTube”, diz Bibiana Leite, diretora de desenvolvimento de parcerias de conteúdo no YouTube e líder do YouTube Black no Brasil.

Serão US$ 100 milhões de investimentos na amplificação e no desenvolvimento de vozes e histórias negras. Entre os 35 brasileiros que foram escolhidos, há produtores que abordam temas como beleza, esportes, literatura, educação, games e comédia, entre outros, incluindo nomes como Kamille Ramos, Na Rédea Curta, Gabriela Loran, oCastrin, Hawk, Canal do Zé e Rao TV.

Sisi Mendes, uma das brasileiras escolhida pelo projeto do Youtube Fundo Vozes Negras. Foto: arquivo pessoal

Incentivo

Todos os participantes selecionados vão receber recursos para investir em seus canais, assessoria para melhorar o desempenho na plataforma, com auxílio na produção e administração do negócio. A parceria inclui ainda programas de networking e treinamentos personalizados, oferecidos pela Incubadora de Criadores do YouTube.

“Fazer parte da segunda turma do Fundo Vozes Negras significa muito para mim. Ser selecionada para compor o grupo de 35 Youtubers negros brasileiros, em uma iniciativa global, me enche de alegria e de esperança. É uma oportunidade de amplificar minha voz e ser referência para pessoas negras que me assistem e que se sentem representadas nos meus conteúdos. Além, é claro, de ser também inspiração para criadores de conteúdos negros que querem ingressar na plataforma. O Fundo também disponibilizou recursos financeiros para que eu possa investir em equipamentos e melhorar a qualidade do meu conteúdo”, conta Sisi.

Mulher preta

Para Sisi nunca foi fácil ser uma mulher preta que cria conteúdo de beleza. Já ouviu diversos comentários sobre sua capacidade de conseguir seu objetivo. Ela conta da sua maravilhosa estrutura familiar e acredita que pode fazer tudo que quiser.

“Já fiquei sabendo de pessoas que riram e zombaram quando viram meus vídeos, desacreditando que eu poderia dar certo. Sempre tive uma base familiar muito sólida. Meu pai é um homem preto muito consciente. Sempre ocupou espaços que antes pessoas pretas não tinham oportunidade de ocupar. Sempre teve uma trajetória ilustre. Me ensinou que eu posso estudar, trabalhar com o que eu quiser, ser excelente no que eu faço e estar onde outras pessoas da minha raça não estiveram. Que posso ser referência e abrir o caminho para que outras pessoas pretas possam alçar voos ainda maiores”, afirma. 

A empoderada Sisi disse que também faz vlogs para mostrar sua cidade maravilhosa. “Através do canal mostro as ruas de Itabira, pontos turísticos, os caminhos Drummondianos para telespectadores de vários estados do Brasil e do mundo. As pessoas sempre elogiam a beleza da cidade e falam que querem muito conhecer Itabira, após a pandemia. Inclusive já penso em fazer um encontrinho aqui na cidade, quando a pandemia acabar”.

A empresa “Dúvidas de Beleza” está registrada e sediada na cidade de Itabira, gerando impostos e colaborando para o desenvolvimento da cidade. Sisi Mendes termina falando do seu aprendizado durante a sua vida.

“Mas uma coisa que aprendi também é que quando se é preto, não basta apenas querer para conseguir conquistar. Vivemos em um país onde o racismo estrutural atinge tão duramente a população negra que nos impede de caminhar em igualdade no mercado de trabalho; há desigualdade nos salários; nas oportunidades; somos alvo de violência; silenciamento e discriminação”.

Quem quiser conhecer e acompanhar Sisi Mendes é só acessar suas redes sociais: Tik Tok, Instagram, YouTube

Exit mobile version