Site icon DeFato Online

Itabirano conquista três medalhas consecutivas na “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”

Foto: Arquivo Pessoal

O itabirano conquistou medalhas por três vezes consecutivas em competição de saberes aplicados. Lucas Henrique Gomes Soares, 15, foi estudante da “Escola Estadual Major Lage” de Itabira e atualmente estuda no Coltec – UFMG. Em junho, o jovem recebeu medalha de ouro com outros 650 alunos. Eles foram agraciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Rio de Janeiro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma ação governamental direcionada a estabelecimentos de ensino públicos e privados. A OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Durante a pandemia, Lucas teve dificuldades em estudar matemática pela falta de adaptação ao novo método de ensino à distância. Por meio da internet, ele procurou vídeos de aulas para aprimorar o seu conhecimento. A sua fonte de inspiração foi um irmão, que participou da “Olimpíada Itabirana de Matemática”. No começo, realizou pesquisas para interagir com as questões do concurso, mas apresentou dificuldades na execução dos exercícios. Então, utilizou a internet em busca de familiarização com o conteúdo de cálculos. As principais estratégias de aprendizado foram uma plataforma de vídeo do canal “So o mi” e avaliações anteriores da OBMEP. A partir destes materiais, foi melhorando o seu rendimento.

Foto: Arquivo pessoal

Lucas ressalta o valor do ensino público em seu crescimento. “A escola pública tem a sua essência, por mais que enfrente dificuldades, atraso no pagamento, estrutura e verbas que não chegam. Tenho muito a agradecer a meus professores e, principalmente, à minha mãe. É um pessoal que continua dando aulas na adversidade. Pode faltar estrutura, mas, mesmo aos trancos e barrancos, eles conseguem lecionar, eles são guerreiros. Tive inúmeras boas professoras, com muita garra para enfrentar os desafios da escola pública. É dificílimo, mas eu admiro essa determinação. Ainda assim, com toda essa adversidade no ensino, consegui tocar para frente”, comemora o medalhista.

Ivanete Gomes, mãe do estudante e professora do ensino público, demonstra muito orgulho pela conquista do filho. “Como mãe e como professora pública fico muito orgulhosa destas conquistas. Me faz acreditar que tudo é possível, se tem esforço, empenho e vontade. Sabemos que a educação pública é um desafio muito grande para o nosso país. Mas, é através dela que podemos criar asas para vivermos num mundo mais colorido. Que os jovens não desistam dos seus sonhos. Há muito o que se fazer pela humanidade e pelo planeta”, destaca Ivanete.

Exit mobile version