Site icon DeFato Online

Itabirano pode representar Minas Gerais no Parlamento Juvenil do Mercosul; saiba como votar

João Ricardo Nunes Zeferino

João Ricardo Nunes Zeferino. Foto: Guilherme Guerra/DeFato

O jovem itabirano João Ricardo Nunes Zeferino, de 17 anos, está participando de uma eleição para representar Minas Gerais no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A votação ocorre entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, de forma online. Os eleitores devem ter entre 14 e 29 anos e para votar devem acessar o site oficial: formularios2.mec.gov.br/eleicao-do-pjm-2024-2026.

João Ricardo é um dos seis estudantes mineiros que foram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para disputar a vaga. O convite surgiu após ele elaborar o projeto “Corredores Verdes e Dia Verde no Mercosul”, iniciativa que busca combater a degradação ambiental e a perda de áreas verdes em cidades mineradoras.

“Esses fatores têm contribuído para a destruição de habitats naturais, o aumento das temperaturas urbanas e a piora na qualidade do ar, além de elevar o risco de enchentes. A ausência de áreas verdes aumenta a temperatura local e compromete a resiliência das cidades frente às mudanças climáticas, afetando diretamente a qualidade de vida da população”, explica o jovem. 

Em resumo, a iniciativa pretende criar corredores verdes nas cidades, criando áreas de vegetação contínua, conectando ecossistemas e promovendo a biodiversidade. A ideia é que o projeto e a plantação das árvores seja feita com uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as escolas do município. Clique aqui para votar em João Ricardo

João Ricardo desenvolveu seu projeto na Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães. O jovem também participa de várias iniciativas sociais e comunitárias, sendo diretor da Interassociação de Itabira, membro do Parlamento Jovem da Câmara Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema desta edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”.  

O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas. 

Exit mobile version