A cidade de Itabirito, Região Central de Minas, está completamente destruída em consequência das fortes chuvas. Diversas casas desabaram, encostas deslizaram, águas chegaram por todos os lados e famílias perderam tudo que construíram durante toda a vida. A situação no município é crítica.
O prefeito Orlando Caldeira, durante live na tarde de ontem (9), informou que foi publicado o Decreto 14.147 – de calamidade pública. Emocionado, ele disse: “Assim que as águas baixarem, estamos com tudo preparado para fazer a limpeza e reconstruir a cidade”. Você pode ver algumas das consequências da chuva na cidade no vídeo abaixo, publicado pela página “Radar Geral”, do Facebook.
Segundo a Defesa Civil, “as enchentes anteriores , de 1997 e de 2012, não causaram tantos prejuízos. A situação ficou ainda pior com o fechamento da BR-040, devido ao transbordamento do sistema de drenagem na área da Mina de Pau branco , em Nova Lima. A preocupação do prefeito é que, com as vias interditadas, materiais não consigam chegar à cidade.
“Com o tempo, a gente pode sentir falta de alguma coisa, uma vez que nós perdemos muitas coisas: nosso comércio perdeu, nossas farmácias e padarias ficaram inundadas (…). Precisamos do acesso para que a gente possa trazer as coisas para Itabirito”, disse o chefe do executivo municipal. Há, também, interdições em diversos pontos da BR-356 nas proximidades de Itabirito. O prefeito solicita à população que evitem sair de casa.
Alívio
Uma das preocupações da população de Itabirito, a BR-040 foi liberada no início da manhã desta segunda-feira (10), em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A rodovia estava interditada no km 562 desde sábado (8), após o transbordamento do dique de contenção de água de uma barragem da região, o que afetou a via e impediu trânsito seguro no local.
Até a noite deste domingo (9), o trânsito no local ainda estava interditado por determinação da Agência Nacional de Mineração. Porém, a Via 040, concessionária que administra a via, foi autorizada a realizar a limpeza da pista em conjunto com equipes da mineradora Vallourec, responsável pela barragem.