O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) recebeu na sexta-feira (29), em seu gabinete, o deputado estadual Raimundo Nonato “Nozinho” (PDT) e a diretoria do Jeep Club Itabira para oficializar o projeto Viola na Roça e, ainda, entregar o certificado de associação de utilidade pública estadual para o clube.
O projeto, que nasceu há cinco anos por iniciativa de um empresário “ipoemense”, será executado pela Prefeitura de Itabira, em Ipoema. De acordo com Celso Moreira, presidente do Jeep Club, a ideia original era dar aulas de viola para os alunos dos distritos na escola estadual da região. “Mas, mesmo com as violas compradas e dentro da escola, não foi possível contratar um professor com a colaboração do Estado. Então, vimos o projeto parado e tivemos a ideia de levá-lo para o Museu do Tropeiro”, explicou.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), as violas foram legalmente transferidas para o museu em maio deste ano. “Achamos interessante personalizar ainda mais o museu e, agora, a Prefeitura está regularizando a contratação de um professor de viola. Esperamos que até em agosto deste ano as aulas já estejam acontecendo”, completou Celso Moreira.
Para Ronaldo Magalhães, é obrigação de qualquer governo apoiar ações que beneficiam a população. “Principalmente quando é um projeto que começa com as crianças, pois são elas que influenciam os adultos e levam os melhores exemplos. Além disso, tropeirismo e viola casam muito bem”, ressaltou o prefeito.
Inicialmente, segundo informações da SMDECTIT, as aulas serão ministradas para os alunos cadastrados no banco escolar local, que abrange os distritos Ipoema e Senhora do Carmo. Entretanto, a Prefeitura e o Clube pretendem expandir o Viola na Roça para outras localidades rurais do município.
Nova associação
Na oportunidade, o deputado estadual Nozinho formalizou a entrega do certificado que declara o Jeep Club Itabira uma associação de utilidade pública estadual. O título foi concedido por meio do projeto de lei de autoria do deputado, sancionado pelo governador Fernando Pimentel em março deste ano – Lei 22.967/2018.
Nesse caso, segundo Nozinho, “o clube está apto a receber recursos, firmar parcerias e convênios municipais ou estaduais. Grande benefício para a população, pois eles já realizam trabalhos de incentivo ao turismo e à preservação ambiental”, concluiu o deputado.