Jiboia de quase dois metros é capturada em quintal; veja vídeo
Bombeiros também resgataram outra serpente horas depois
Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados, neste domingo (9), para duas ocorrências envolvendo captura de cobras em Montes Claros, no Norte de Minas. Em um dos casos, se tratava de uma jiboia com quase dois metros de comprimento.
De acordo com os bombeiros, a corporação foi acionada na manhã deste domingo para capturar uma jiboia dentro do quintal de uma casa no Bairro Mangues. Os militares utilizaram equipamentos e materiais específicos de salvamento para resgatar o animal.
Jiboia de quase dois metros é capturada em quintal de casa em Montes Claros. Veja o vídeo do Corpo de Bombeiros. https://t.co/lcYvsZrrke pic.twitter.com/miuNzQZc2d
— Estado de Minas (@em_com) May 10, 2021
+ Leia a matéria completa no Estado de Minas
Sobre o animal
Boidae é uma família de serpentes não peçonhentas encontradas nas Américas, na África, na Europa, na Ásia e em algumas Ilhas do Oceano Pacífico. Serpentes relativamente primitivas, os adultos têm tamanho médio a grande, sendo que as fêmeas geralmente são maiores que os machos. Duas subfamílias que compreendem oito gêneros e 43 espécies são reconhecidas atualmente. Os membros dessa família são chamados de Boídeos ou Boas, e são popularmente conhecidos como jiboias. Podem ultrapassar os quatro metros de comprimento e raramente, chegar a seis metros.
Como as pítons, as boas têm ossos alongados supratemporais. Os ossos quadrados também são alongados, mas não tanto, enquanto que ambos são capazes de mover-se livremente de modo que quando eles passam lateralmente para a sua máxima extensão, a distância entre as dobradiças da mandíbula é aumentada significativamente.