Perto de completar 80 anos de fundação, em novembro, o Valério Esporte Clube participa, nesta quarta-feira (25), da reunião do Conselho Arbitral da Federação Mineira de Futebol (FMF) para início das discussões sobre o Campeonato Mineiro de 2023. Na tarde de terça-feira (24), o presidente da equipe itabirana, João Mário de Brito, reafirmou que o Dragão voltará às competições profissionais antes mesmo da sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) — esse retorno deve acontecer pela terceira divisão do Estadual.
“Nós queremos voltar. Temos o apoio institucional do Município e esperamos que essa nossa decisão estimule empresários e a comunidade a seguir com o Valério”, afirmou João Mário de Brito em reunião com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Ao lado do vice-presidente Edson do Carmo “Edinho Karatê”, o presidente do Dragão entregou ao chefe do Executivo uma camisa com a frase “Todos Juntos”, da campanha promocional lançada para alavancar a nova fase do clube itabirano. Uma das metas previstas é um programa de sócio torcedor.
O prefeito de Itabira lembrou os 80 anos do Valério para elogiar a disposição do clube em voltar ao profissionalismo e resgatar sua tradição em Minas Gerais. “A transformação em SAF é o caminho para a formação da base necessária à sobrevivência e ao crescimento dos clubes de futebol. Essa retomada com as próprias pernas nos deixa ainda mais otimistas de que não faltarão investidores para o Valério avaliar a melhor proposta e se transformar em SAF o mais rapidamente possível”, afirmou Marco Antônio Lage.
João Mário de Brito já havia antecipado os planos de retorno do futebol profissional do Valério durante entrevista concedida ao programa Sala de Visitas, do jornalista Fernando Silva, editor do portal DeFato. Na ocasião, o cartola afirmou: “O Valério já disputa o mineiro, nas categorias de base. Há ainda uma probabilidade remota de participar da “Série C” [do Campeonato Mineiro], ainda neste ano [2022]. Mas, no ano que vem [2023], com certeza, o futebol profissional do Valério estará de volta”.