Pilhas e baterias que já não são mais úteis podem ser descartadas de forma correta em ecoponto instalado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Monlevade. A ação é uma parceria com a empresa Green Eletron, que promove a gestão da logística reversa desses materiais.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, explica que pilhas e baterias não devem ser descartadas junto ao lixo doméstico, pois podem causar contaminação. “Os materiais possuem substâncias químicas tóxicas que em contato com a natureza podem contaminar rios, córregos, solo e o lençol freático, causando sérios problemas de saúde nas pessoas e animais”, enfatizou Samuel.
Para eliminar este material de maneira adequada, evitando sua exposição ao meio ambiente e danos à saúde das pessoas, quem tiver pilhas e baterias em casa pode levar os materiais à Secretaria de Meio Ambiente – que fica na rua Gomes Batista, N° 122, Bairro Nossa Senhora da Conceição. Para outras informações o telefone é o (31) 3852-3151.
Lâmpadas
A Secretaria de Meio Ambiente também recolhe lâmpadas queimadas fluorescentes de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista. O ponto de coleta também fica no órgão. Se o descarte das lâmpadas queimadas for feito corretamente, todos os componentes podem ser reaproveitáveis. O vidro e pó fosfórico são utilizados na fabricação de cerâmica e vitrificação de azulejos. Já os componentes metálicos são encaminhados para a indústria de fundição e automotiva e os plásticos são granulados e revendidos para diversos segmentos industriais.