Já imaginou caminhar por diferentes períodos da História por meio da arte? Essa é a ideia proposta pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo com a 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Entre os dias 12 e 30 de setembro, foram propostas três ações que exibem a produção cultural são-gonçalense com palestras e exposições.
A Jornada tem início com a palestra de formação que abordará o tema “O caminhar pela arte – São Gonçalo do Rio Abaixo, olhares pelas artes do tempo”. O evento tem o objetivo de mostrar elementos da história da arte produzida na cidade, começando pelo período paleolítico, passando pelo rococó mineiro até as esculturas contemporâneas do são-gonçalense Vieira Servas.
No dia 16, será realizada a atividade “Uma cartografia Afetiva em geotinta as terras e lugares de São Gonçalo do Rio Abaixo”, uma trilha que levará visitantes a lugares como o Sítio Arqueológico da Demanda, o Pátio do Congado do Fernandes e a Fazenda Brejaúba.
O público também poderá se reencontrar com personagens como Padre João, Dona Lilinda Dona Benê no teatro a céu aberto do dia 30. A caminhada leva o tema: “São Gonçalo Caminha com a sua História: A cidade vira um palco”. De acordo com Prefeitura, a ideia é aguçar a memória no centro histórico por meio do teatro.
As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo Sympla.