Um jovem, de 23 anos, foi socorrido pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros e precisou passar por um processo de ressuscitação após ser eletrocutado no bairro Jardim Felicidade, região Norte de Belo Horizonte, na tarde desse domingo (14). O incidente aconteceu enquanto ele empinava pipa.
Segundo testemunhas, a linha da pipa se enroscou em um cabo de energia de alta tensão. Após a eletrocussão, o homem ficou caído ao solo, inconsciente e com um cabo de média tensão energizado sobre ele. A equipe do Corpo de Bombeiros realizou a retirada do cabo de média tensão que estava sobre a vítima, a retirou do local e a colocou em uma região segura.
O homem foi atendido pelo SAMU que estava no local e realizou a manobra de reanimação cardiorrespiratória (RCP). Após atendimento no local, ele foi transportado para uma unidade hospitalar. O estado de saúde dele não foi informado.
Uma viatura da Polícia Militar de Minas Gerais apoiou na segurança da cena e uma equipe da CEMIG esteve no local e efetuou o desligamento da alimentação elétrica e isolamento da fiação exposta.
Cemig faz alerta
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram registrados 289 incidentes provocados por pipas nos cinco primeiros meses de 2024. O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, destaca que soltar pipa não é o problema. O especialista alerta que a brincadeira deve ser feita em locais descampados e sem uso de linhas cortantes, pois quando uma linha de papagaio é cortada, o vento carrega aleatoriamente o aparato, que pode cair sobre redes elétricas ou vias públicas, provocando acidentes ou interrupções no fornecimento de energia.
“Soltar pipa é uma atividade lúdica e que as crianças e jovens gostam muito. Mas é importante que se tenha consciência de que a brincadeira deve ser realizada em áreas abertas e sem rede elétrica, pois pode causar acidentes graves ou provocar interrupções no fornecimento de energia e prejudicar muitos clientes”, afirma.