Site icon DeFato Online

Jovem itabirano vai disputar Panamericano de Taekwondo na República Dominicana

Foto: Acervo Pessoal

Determinado, focado e com muita vitalidade: assim podemos definir o atleta itabirano, Humberto Vinicius Marques, de 16 anos. Morador do bairro Fênix, Humberto está com a Seleção Brasileira de Taekwondo na República Dominicana, onde disputará o Panamericano, entre os dias  24 e 26 de Abril. Conheça um pouco mais do jovem e da sua rotina, equilibrada entre 6 dias de treinamento, estudos e trabalho. 

Após ter passado pelo futebol, karatê e capoeira, Humberto está há 7 anos no Taekwondo, fazendo parte do projeto social Associação Crianças do Amanhã, responsável pelo esporte em Itabira. Atualmente, ele treina de segunda a sábado, em duas academias: uma no bairro Praia e outra no Centro. Além dos treinamentos, Humberto tem uma rotina intensa de estudos e trabalho, que segundo ele, só é possível manter organizada com ‘muito compromisso e juramento aos princípios do Taekwondo’. 

O jovem é aluno da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, onde estuda das 7h às 12h20. Após as aulas, vai treinar das 15h às 17h, seguindo logo em seguida para seu trabalho, onde desempenha a função de auxiliar de T.I, das 18 às 22h, na Una Itabira.

Mesmo com a pouca idade e rotina intensa, Humberto já conquistou neste ano, um Grand Slam – disputado no Rio de Janeiro – e a primeira etapa do Campeonato Mineiro, realizada em Itabira, onde não havia competidores em sua categoria. Neste fim de semana, Humberto deveria estar com a delegação itabirana que vai disputar a segunda etapa do Mineiro, em Mariana. Como está em competição internacional, servindo a Seleção, Humberto aguarda, pois caso não haja novamente rivais em sua categoria, o itabirano irá representar Minas Gerais nos eventos de Taekwondo a nível nacional. Se houver algum rival, Humberto o enfrentará na próxima fase da competição mineira, que será realizada em Igarapé.

‘Espírito indomável, disciplina e respeito’. Esses foram os principais pontos que o Taekwondo ensinou ao jovem, que irá disputar o seu primeiro torneio internacional. Segundo Humberto, ele sempre manteve a cabeça erguida, não importando onde fosse ou com quem iria lutar. Com esse espírito e jogo mental, ele se diz preparado para os desafios na competição

‘‘Estou tranquilo, treinei muito, tenho ótimos companheiros, com vários biotipos. Tô com a cabeça erguida e vamos conseguir, se Deus quiser’’

Humberto sabe bem que é necessário manter a calma, para que a ansiedade de outras pessoas – que estão muito felizes pelo jovem -, não o abalem; ‘‘Minha família não para de comentar, sempre tô tentando acalmar. Meus pais estão mais ansiosos que eu’’, brinca.

O resultado da participação de Humberto no Panamericano, você irá conferir em breve, aqui na DeFato.

Humberto em viagem para a disputa do Pan Americano. Foto: Acervo
Exit mobile version