Site icon DeFato Online

Jurassic Itaurb leva conscientização ambiental a escolas da região

Márcia Silva tem se especializado em Meio Ambiente para desenvolver projetos de sustentabilidade. Foto: Acervo pessoal.

Márcia Silva tem se especializado em Meio Ambiente para desenvolver projetos de sustentabilidade. Foto: Acervo pessoal.

Para as crianças que se divertiram com os dinossauros expostos no Parque Natural Municipal do Intelecto no mês passado, a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) tem um convite. Agora, alunos de escolas da região podem relembrar as esculturas feitas com fibra a partir de materiais recicláveis. A iniciativa Jurassic Itaurb partiu do setor de Educação Ambiental da empresa e aconteceu em diversas instituições de ensino de Itabira e região.

O projeto é de autoria da pedagoga Márcia Silva, que tem a preocupação de conscientizar crianças sobre a reutilização de materiais descartados. A também psicopedagoga utiliza papelão, papel e rolo de papel higiênico para reconstruir os dinossauros vistos pelas crianças. Além disso, a atividade envolve o Fantástico Mundo da Reciclagem, que apresenta cantigas de roda com os personagens feitos de materiais reaproveitados. 

Sustentabilidade na região

Já foram contempladas as escolas itabiranas Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE) e Escola Municipal Filomena Jardim, além de estudantes de Passabém e Bom Jesus do Amparo. “As atividades que eu montei nesse projeto são pra trabalharem a memória das crianças, porque, quando elas veem os dinossauros sustentáveis, elas vão lembrar dos dinossauros que viram na Mata do Intelecto. Então, é uma atividade prazerosa de criatividade”, explica Márcia.

Também foram reconstruídos elementos que fazem parte do imaginário regional, como uma escultura de Carlos Drummond de Andrade. De Ipoema, foi refeito o monumento em homenagem aos tropeiros e, atualmente, Márcia está confeccionando a réplica da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Educação ambiental

Essa é a estreia da Itaurb nas escolas e, segundo Márcia, também despertou a curiosidade de professores. A pedagoga destaca o caráter inédito da atividade: “Em outros países, já tem um grande marco, mas, no Brasil, está tendo uma pequena visibilidade. Eu estou trazendo pra Itabira para que a gente possa alavancar o papel da sustentabilidade, visto que estamos tendo muitas mudanças climáticas”, defende. 

Segundo Márcia, a Educação Ambiental também faz visitas a moradores para ressaltar a importância da separação entre lixo orgânico e reciclável nos dias corretos. A Itaurb continua disponível para visitas em novas escolas. Para agendar, basta ligar para o número (31) 3833-4000.

Exit mobile version