O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) visitou, nesta terça-feira (8), as obras de construção da área de escape no Anel Rodoviário, no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia, conhecido como “descida do Betânia”. O trecho tem cerca de 400 metros e a obra está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Ao falar sobre a obra, o prefeito afirmou que ainda é uma alternativa “paliativa”, mas é o que foi possível ser feito, considerando que o Anel Rodoviário é administrado pelo governo federal, que negou o pedido de municipalização da rodovia.
“Essa é uma obra paliativa, que nós tivemos que trabalhar muito para tirar da mão do governo federal”, afirmou Alexandre Kalil. “Um caminhão que entrar aqui, um ônibus que entrar aqui e salvar uma vida, já vai ter valido a pena a obra toda”, completou o prefeito de Belo Horizonte.
Após visita à obra, o prefeito de Belo Horizonte testou positivo para Covid-19. Em nota, a PBH informou que Kalil está assintomático e que todas as agendas foram canceladas. O prefeito fará isolamento em casa.
Processo
Em agosto do ano passado, a partir de uma conversa entre o prefeito Alexandre Kalil e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ficou acertado que Belo Horizonte poderia assumir as obras da área de escape por meio de um convênio entre o DNIT e o município. As obras começaram em outubro e atualmente está sendo feita a retirada da cobertura vegetal do terreno e os serviços de terraplenagem. Segundo a PBH, a previsão de término é ainda no primeiro semestre deste ano, dependendo das condições climáticas.
A intervenção inclui obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e outras complementares. Por questão de segurança para os veículos que passam no trecho, os trabalhos são interrompidos nos períodos chuvosos e feriados prolongados quando o fluxo de veículo é maior. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução está sendo feita pela Sudecap.
O que é a obra
Áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longas descidas, evitando acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto, algo semelhante a uma piscina com 100 metros de comprimento, com camadas de argila expandida.