Site icon DeFato Online

Laboreaux sem água: enchente destrói parte da adutora

Contas do Saae Itabira podem ser pagas com PIX

Sede do SAAE, no bairro Pará, em Itabira - Foto: Arquivo/DeFato

Na tarde desse sábado (19), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira comunicou, por meio de nota à imprensa, que as enchentes causas pela chuva dessa sexta-feira (18), destruíram parte da adutora de abastecimento de água na comunidade do Laboreaux.

A equipe da autarquia aguarda o volume de água do ribeirão Rio de Peixe diminuir para iniciar a manutenção da adutora e retorno do abastecimento. Segundo a assessoria de comunicação do Saae, a informação foi dada pela equipe de plantão. Eles explicaram que a enchente levou parte da rede de água que abastece os reservatórios de Laboreaux.

Agora, para reestabelecer o fornecimento, o Saae terá que substituir e refazer parte dessa rede. A equipe esteve no local neste sábado para fazer a avaliação dos estragos e dar encaminhamento aos consertos.

Vandalismo

Ainda nesse sábado, o Saae reforçou que a Estação de Tratamento de Água Pureza (ETA) sofreu uma instabilidade na última quinta-feira (17), que afetou parte do abastecimento nos bairros ligados a ETA. A manutenção da vazão foi finalizada ontem (18) e os reservatórios abastecidos pela ETA Pureza estão em plena vazão.

Porém, neste sábado (19), a autarquia recebeu reclamações por falta de água em algumas ruas no bairro Amazonas. A equipe da autarquia foi ao local e constatou que alguns registros estavam fechados em Poços de Visitas (PV) , descaracterizando realizações técnicas de manobras.

O Saae abriu uma apuração interna e intensificará o monitoramento dos registros, para que ações como essa não prejudiquem os contribuintes, já que podem ser consideradas ações de vandalismo. “Informamos ainda que os registros já foram abertos e o abastecimento normalizará gradativamente”, diz a nota emitida pela autarqui.

O Saae esclarece que, em caso de dúvidas e informações, a população pode entrar em contato pelo telefone de plantão 115, ou pelo telefone (31)3839-1300, em horário comercial.

Exit mobile version