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Lana Soluções Automotivas: sucesso que vem do sangue

Lana Soluções Automotivas: sucesso que vem do sangue

É curioso pensar que a história de quatro pessoas, nascidas em Nova Era, Antônio Dias e Marliéria, poderia ser escrita em Itabira. Mas, é exatamente esse o caso de Bené e Toninho Lana, ambos de Antônio Dias, casados respectivamente, com a novaerense Cidinha e a marlierense Goreti. Juntos, os casais criaram em 1991 a Lana Soluções Automotivas, uma das marcas mais conhecidas da cidade e vencedora do selo Top of Mind 2020 nas categorias loja de pneus e mecânica diesel.

Antes localizada na Vila São Joaquim, a empresa se encontra desde 1996 na Avenida Osório Sampaio. O seu surgimento ocorreu após uma experiência dos dois casais em uma empresa de auto peças. Lá, adquiriram conhecimento, know-how e o desejo em ter seu próprio negócio. A escolha por Itabira se explica pelo fato de Bené Lana ter trabalhado anteriormente na cidade, o que os possibilitou conhecer o mercado, clientes e, principalmente, o perfil do público alvo.

Cidinha Lana, uma das sócias e fundadoras, elenca alguns dos fatores que levaram a empresa, hoje com 59 funcionários, a ser reconhecida pelo itabirano. “Nós estamos em Itabira há 30 anos e nesse percurso estamos deixando um legado de responsabilidade, compromisso, segurança e qualidade. Hoje, a Lana, graças a nosso trabalho, é uma marca conhecida, que transmite idoneidade. O cliente não vem até aqui apenas para comprar peça e solucionar um problema automotivo, mas também para buscar segurança, e isso nós ofertamos, por meio de um trabalho sério”.

Força feminina

Entre os atuais 59 funcionários, um destaque é o número de mulheres, cujos cargos ocupados vão da gerência ao atendimento. Uma delas é Natália Lana, filha de Goreti e colaboradora há 6 anos. Ela, que é formada em administração pela Universidade Federal de Viçosa, fala sobre a presença feminina na empresa. “Apesar de ser um mercado extremamente masculino, eu entrei em um momento favorável às mulheres. Ao contrário da minha mãe e da minha tia, há 30 anos atrás. 

Nesses 6 anos de experiência na Lana, internamente, nunca percebi resistência à presença das mulheres, e elas estão tanto na administração quanto no atendimento da oficina. Inclusive, temos duas vendedoras exemplares no pátio, com uma cartela fiel de clientes. Entretanto, há um longo caminho pela frente e nosso objetivo atual é colocar mulheres no nosso balcão de peças”, detalha.

Natália reforça que seu sentimento é de que as mulheres estão alcançando um protagonismo cada vez maior dentro das organizações. Algo que não existia na década de 90, quando o cenário não era o mesmo, como explica Cidinha. “Em 1991, nós éramos muito restritas ao nosso espaço, mas fomos crescendo através do trabalho que desenvolvemos e, aos poucos, marcando nosso território. Hoje estamos nos posicionando, pois o mercado está propício a isso. A mulher é um indivíduo que sempre busca conhecimento e capacitação. Ela se envolve em associações, clubes, comunidades, e isso a fortalece, permitindo-a que saia de lá com mais segurança em seu posicionamento”, define a empresária.

Redes sociais em alta

Natália, além de realizar a Gestão de Pessoas do grupo, é a responsável por administrar as redes sociais da empresa. Ela conta que o propósito da Lana nas redes é promover uma proximidade ainda maior com seus clientes. “Nosso principal foco não é apenas divulgar o que vendemos, mas também mostrar ao público quem é a Lana, quais os nossos valores, nosso dia a dia e muni-los de informações relevantes sobre carros e manutenção automotiva. O que queremos é trazer o cliente para perto da Lana, somos uma grande família e também queremos que o cliente se sinta parte dela”

Liderança e sucessão

E se trabalhar ao lado de pessoas cujo vínculo é tão forte pode ser desafiador, para a empresa é uma oportunidade em ter várias lideranças dentro de um só espaço. “Convivência não é fácil, em qualquer lugar. Mas é necessário o respeito e a vontade em ficar junto. Isso faz com que as coisas fluam bastante, pois cada um possui sua opinião, e essa diversidade nos faz crescer. Se existisse apenas um comando, com o restante abaixando a cabeça e obedecendo, não teríamos nenhuma evolução. Em cada setor, ação ou investimento, há um líder. Não precisamos ter uma pessoa respondendo por todos, vamos deixar que cada um seja o cabeça da sua área”, conta Cidinha.

O momento agora é de preparar a nova geração para os futuros desafios. Além de Natália, também trabalham na corporação os irmãos Pedro e Fernando Lana. A graduada em administração fala sobre a responsabilidade em continuar, no futuro, o legado deixado por seus tios e pais. “A Lana é muito maior do que nós enquanto sucessores. Temos a consciência de que somos parte de um todo, não queremos ser herdeiros dos nossos pais, no que diz respeito a nossa carreira, queremos ser profissionais capacitados para dar continuidade à trajetória da empresa e suceder com êxito os negócios da família.” Por isso, precisamos passar por uma série de desafios, adquirir capacitação e experiência, para que estejamos aptos a conduzir um negócio do qual quase 60 pessoas dependem diretamente. Nós estamos a serviço da Lana tanto quanto os outros funcionários, trabalhando em algo muito maior que a gente, e levamos isso muito a sério”, conclui Natália.

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