Os vereadores de Itabira aprovaram hoje, 20 de março, em primeiro turno, o projeto de lei que confere ao grupo artístico Latrupe o título de utilidade pública. De autoria do vereador Rodrigo Diguerê (sem partido) a proposta é um reconhecimento ao grupo pelos serviços prestados à população.
A aprovação do projeto foi acompanhada pelo criador da Latrupe, o ator Olímpio Lage. Ao comentar a atuação da entidade, Diguerê falou sobre o trabalho desenvolvido em asilos, escolas, creches e grupos sociais de vários bairros, como o Pedreira. O vereador ressaltou também as visitas feitas aos hospitais, levando entusiasmo e diversão aos pacientes.
O título de utilidade pública abre caminhos para o grupo firmar parcerias com o poder público.
A Latrupe surgiu após a experiência de tratamento contra o câncer de Olímpio Lage no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. No término do tratamento, ele criou o grupo com o objetivo de levar distração e alegria aos pacientes do hospital.
Desde então, o grupo cresceu e tem se apresentado em outras cidades. Atualmente é uma associação cultural, esportiva e educacional.