Site icon DeFato Online

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Foto: Divulgação

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura anatômica, que fica dentro do joelho conectando o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna) e que tem por função principal estabilizar o joelho no sentido rotacional.

Exercícios que demandam troca de direção, como o futebol, handebol, tênis, basquete dentre outros. Com o aumento do nível dos esportes nos dias de hoje, o número de pessoas com lesão desse ligamento tem aumentado a cada ano.

O LCA é lesionado, na maioria das vezes, durante práticas esportivas. Os mecanismos mais comuns de lesão do ligamento ocorrem com rotação do joelho com o pé fixo no chão. O trauma pode ocorrer com contato direto do adversário, ou mesmo com rotação do joelho sem contato algum. Outro mecanismo possível é quando o atleta estica demais o joelho (hiperextensão) frequentemente, quando o atleta “fura” uma bola e chuta no ar, ou mesmo quando o atleta salta e cai com o joelho esticado além do limite normal.

Dor e derrame articular (inchaço) no joelho são sintomas comuns após a lesão, muitas vezes o paciente refere que no momento do trauma ouviu um estalo.

Após o quadro agudo, pode evoluir com instabilidade do joelho acometido, os chamados falseios, sensação que o joelho “sai do lugar“ e a insegurança para atividades do dia a dia ou esportes.

Procure um especialista em joelho credenciado pela SBCJ

Guilherme Mousinho é ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do joelho e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato. 

Agende sua consulta na Clínica AME, no Edifício Val Paraíso, sala 301, na Avenida Mauro Ribeiro Lage, 190 – Esplanada da Estação, Itabira. Telefone de contato (31) 3840-4535. Celular/Whatsapp: (31) 9 7167-0011.

Exit mobile version