A Unidade Regional de Regularização Ambiental (URA) Sul de Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), concedeu na tarde de quarta-feira (23) a Licença Ambiental Simplificada (LAS/RAS) para a transposição do rio Tanque. A obra, liderada pela mineradora Vale, é uma das mais importantes para garantir o abastecimento de água de Itabira nas próximas décadas, solucionando um problema histórico do município.
O certificado ambiental permite que a Vale inicie as intervenções necessárias para a construção do novo sistema de captação de água. Além disso, a licença também concede a outorga de direito de uso da água do rio Tanque. Na semana passada, o Governo de Minas Gerais já havia declarado a obra como de utilidade pública, destacando sua importância para a cidade e a população.
Solução definitiva para o abastecimento de Itabira
O projeto de transposição do rio Tanque, fruto de um acordo entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Vale, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Prefeitura de Itabira, trará um acréscimo de 600 litros por segundo (l/s) ao sistema de abastecimento do município. A captação será realizada a aproximadamente 25 km do bairro Campestre, no Alto dos Pinheiros, onde será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).
O trajeto da tubulação já está definido, e os projetos básico e executivo foram concluídos, incluindo a regularização das desapropriações necessárias. A obra, estimada em cerca de R$ 1 bilhão, contempla ainda a construção de um Laboratório Central de Qualidade, uma unidade de tratamento de resíduos e outra de desidratação de lodo.
Após a conclusão da obra, a ETA será operada pelo Saae, responsável pelo abastecimento de água da cidade.
Prefeito comemora liberação da licença ambiental
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), destacou a importância da obra para o município, que sofre há anos com problemas de abastecimento de água.
“Agora, a nossa tão sonhada obra do rio Tanque pode ser iniciada. Isso vai garantir água potável para todas as casas de Itabira e também para os nossos projetos industriais. Finalmente, vamos acabar com o drama da falta d’água em nossa cidade. Uma conquista histórica para Itabira!”, celebrou o prefeito.