O secretário de Obras de Itabira, Ronaldo Lott, informou que em breve a região do Alto da Barbacena, no bairro Pedreira, passará a ser atendida pelo transporte coletivo de passageiros. A reivindicação é antiga e foi reforçada por populares na audiência pública que discutiu o transporte coletivo na cidade, na terça-feira, 6 de março, na Câmara de Vereadores.
Ronaldo Lott citou que a reivindicação popular é discutida no governo local desde o ano passado e o próprio prefeito, Ronaldo Magalhães (PTB), pediu uma atenção da equipe ao caso. Porém, um obstáculo ao pedido seria a rota que os veículos percorreriam para chegar à comunidade.
Nesse sentido, um acordo foi feito com a mineradora Vale, para que os ônibus passem pela localidade do “Corta Madeira” para acesso ao Alto da Barbacena. A área pertence à mineradora e foi cedida ao município por comodato.
A estimativa do secretário é que nos próximos meses uma linha atenda ao Alto da Barbacena. “Acreditamos que nos mais tardar em abril, ou maio, iremos estar com tratores lá (Corta Madeira) abrindo o acesso para que o ônibus chegue ao Alto da Barbacena”, reiterou, na terça.
A ex-vereadora Toninho da Pedreira, atualmente na Secretaria Municipal de Assistência Social, disse na ocasião que ao menos 400 famílias serão beneficiadas pelo transporte coletivo na comunidade do Alto da Barbacena.