Há 19 anos na estrada, a banda Los Hervês carrega em sua bagagem grandes histórias e momentos inesquecíveis. Com a intenção de dividir essas lembranças, os integrantes do grupo se reuniram em uma live que se tornou sucesso de público.
Com mais de 6.600 visualizações, a live levou ao público de Itabira muita música e alegria. Mas para isso tudo acontecer, foi preciso um trabalho de produção cuidadoso. Construída a muitas mãos, a live contou com a dedicação de uma equipe formada pelos pelo gestor de Marketing, Bruno Rodrigues, jornalistas da redação da DeFato, além de diversos parceiros.
Desafio aceito
Uma dessas pessoas foi Bruno Andrade. Responsável por elaborar o roteiro e fazer o trabalho de pesquisa para a homenagem que aconteceu, ele explicou que o desafio de produzir já o encantava há anos. Desde 2015, ano em que teve a primeira experiência com a área, ele se viu apaixonado. Durante as quase cinco horas de transmissão, Bruno também atuou como assistente de direção.
“É desafiador em todos seus detalhes. A produção de uma live me instigou por se tratar de algo que carrega muito das produções televisivas, bem como das produções de eventos”, detalhou.
Bruno fez questão de destacar que a live do Los Hervês surgiu como uma missão. “Levando em conta que estamos vivendo em um ano onde os eventos online estão tão comuns, que as pessoas estão saturando, tínhamos em nossas mãos, o desafio de tornar o show único, atrativo, emocionante e memorável. Algo que, felizmente, a equipe conquistou com sucesso”.
Abraçando novas habilidades
Outra peça importante nessa engrenagem foi Luciano Vidal. Com a responsabilidade de organizar as divulgações dos patrocinadores durante as entradas das apresentadoras, bem como dar suporte na elaboração do roteiro, o jornalista precisou se desdobrar.
“Eu sempre gostei do ao vivo. Acho espetacular a arte de improvisar, mudar roteiros na hora por surgirem ideias que não conseguíamos vislumbrar no momento de sua elaboração”, frisa.
Para Luciano, a live Los Hervês foi mais uma experiência grandiosa. “Ser produtor de conteúdo dessa live é algo que jamais esquecerei. O roteiro e os merchandisings deram muito trabalho, mas em compensação muito sucesso. É muita correria, ação e suor para dar tudo certo. Mas, principalmente, gratidão quando o baterista dá sua última batida no instrumento e finaliza mais uma live de sucesso”.
Experiência e conhecimento
A jornalista Tatiana Linhares assumiu a direção geral da live, algo desafiador. Com experiência em organização e produção de shows e lives, ela acabou se tornando um elo de união entre as diversas equipes.
“A produção de uma live exige organização, precisão e conhecimento de diversas áreas diferentes entre si. Para a direção funcionar, é necessário ir costurando cada uma das partes, como uma grande colcha de retalhos”, exemplifica.
Tatiana conta que é preciso equilíbrio e calma par atender a todas as demandas.
“Para cada pessoa conseguir cumprir sua função com excelência, é preciso muito senso de equipe. A banda não brilha se a equipe de som não puder trabalhar com liberdade. As imagens não chegam ao público, se a equipe de transmissão não puder ter independência”.
Ela reforça que o segredo é não ser perfeccionista. “As falhas existem, claro. Nunca será perfeito. E nem pode ser. O importante é saber usar as ferramentas que se tem à mão para tornar a produção um sucesso. E eu acho que conseguimos”, encerra.
Parcerias de longa data
A Live Los Hervês – 19 anos de músicas e histórias foi um projeto sonhado pela banda e idealizado pela DeFato, que só se tornou possível com o trabalho de grandes parceiros. Um deles é a Madset Filmes.
“Foi uma experiência incrível! O trabalho de quem está por trás das câmeras começa muito antes, com preparação, com roteiro, com um trabalho árduo em cada detalhe, cada ajuste. Ao ver o resultado de tudo, o produto final de toda a nossa correria, edição, jogo de câmeras, posso resumir que valeu a pena cada segundo. A DeFato tem me oportunizado experiências únicas e que marcam a minha carreira e trajetória. Esta é uma parceria que levo adiante e que motiva minha equipe e eu a desafios cada vez maiores”, comentou Igor Procópio, diretor da Madset Filmes.
Outro grande parceiro da DeFato, nesse e em vários outros projetos, é o fotógrafo Filipe Augusto. Ele, que adora um evento, não poderia deixar de registrar os melhores momentos da live dos Los Hervês.
“Fotografar um evento ao vivo requer atenção, trabalho em equipe e cooperação em todo o momento para não invadir a transmissão. Além disso, uma live requer técnica, equipamentos apropriados. Eu trabalhei com duas câmeras e lentes diferentes. Também é preciso agilidade para aproveitar os cortes de câmeras para fazer fotos dos detalhes. Para isso, foi necessário me comunicar com os outros profissionais para saber a hora certa para cada ação. Foi uma emoção fora do comum poder contar através do meu olhar a história de 19 anos do Los Hervês”, disse Filipe Augusto.
Fabio Barbosa – Studio Manga, foi outra peça fundamental para o funcionamento da nossa engrenagem. Para ele, contribuir com o nosso projeto foi algo gratificante, pois entende bem as dificuldades e os desafios enfrentados por muitos músicos.
“Poder colaborar tecnicamente com a história de uma banda que está há tantos anos na estrada e que tem uma trajetória musical tão bonita, foi uma experiência única. É uma galera com ao qual eu me identifico muito, pois eu também já tive uma banda, então para mim foi algo muito gratificante. Consegui levar um pouco do meu conhecimento”, relatou Fabio.
A Decorfest Exclusive, também teve um papel essencial em nossa produação. Assinando a decoração e o cerimonial do evento, Hiago Soares contou que de uma forma geral, a decoração das lives durante a pandemia tem sido algo desafiador. Todavia, ele ponderou que a dos Los Hervês foi ainda mais incitante, pois – nas palavras dele – foi um evento no padrão de grandes artistas.
“Foi um trabalho árduo e de muita adrenalina, mas eu acredito que o maior desafio tenha sido realizar uma live em tão pouco tempo. Quando eu me pego produzindo algum evento, penso logo em várias estratégias, planos. Então imagina quando o evento é um evento da DeFato, o trabalho aumenta”, explicou.
Hiago ainda comentou que gosta da liberdade lhe oferece, na hora de desenvolver os seus trabalhos e projetos:
“Eu gosto que a DeFato Online sempre acredita no meu trabalho. Poder colocar a minha identidade junto com a do cliente, é algo transformador e memorável, pois eu sei que tem a minha assinatura no evento”, completou.