Site icon DeFato Online

Lojas, lanchonetes, salões e mais: veja estabelecimentos autorizados a retomar funcionamento em Itabira

Lockdown: prefeitos da região podem determinar medidas mais duras contra a Covid

Foto: Arquivo/DeFato

Estabelecimentos comerciais de Itabira poderão retomar atividades a partir da próxima terça-feira (28). As regras estarão enumeradas em decreto a ser publicado neste sábado (24), no Diário Oficial do Município. A Prefeitura, no entanto, informou, na noite desta sexta, alguns detalhes da nova determinação. Poderão retornar lojas, escritórios de prestação de serviço, lanchonetes, galerias, salões de beleza, barbearias e clínicas de saúde. Demais setores, com grande capacidade de aglomerar pessoas, permanecem fechados.  

Segundo a Prefeitura, as lojas só poderão funcionar entre 10h e 17h, de segunda a sexta-feira, e de 9h às 13h, aos sábados. Estão expressamente proibidas promoções ou liquidações. Quem descumprir as exigências poderá ter seu alvará de funcionamento suspenso ou cassado e ser multado.  

Os estabelecimentos deverão seguir as seguintes regras:  

Para lanchonetes e galerias há regras ainda mais específicas, tais como: 

Salões e clínicas de saúde 

Clínicas de saúde, salões de beleza, barbearias e escritórios de prestação de serviços podem funcionar desde que o atendimento se faça por agendamento prévio e não haja espera simultânea de clientes, no estabelecimento ou fora dele. 

Continuam suspensos 

Devem permanecer fechados ou suspensos os bares, boates, casas de shows, salões de festas, shows, eventos, feiras, exposições, cinema, teatro, clubes de serviço e de lazer, piscinas, campos de futebol, quadras poliesportivas, academias e outros estabelecimentos de condicionamento físico, templos religiosos e demais atividades com potencial de aglomeração. 

No caso de restaurantes, deverão permanecer com atendimento exclusivo para serviço de delivery. 

Transporte 

A regulamentação também cita regras para o transporte coletivo de passageiros: 

Está mantida a suspensão da gratuidade para idosos nos horários de pico (entre 5h e 8h59, na parte da manhã, e entre 16h e 19h59).

Exit mobile version