Site icon DeFato Online

Lotes no bairro Lagoinha, em BH, serão desapropriados para construção de moradias populares

Lotes no bairro Lagoinha, em BH, serão desapropriados para construção de moradias populares

Conjunto Habitacional Mar Vermelho, no bairro Serra Verde, em BH. (Foto: Pedro Veríssimo)

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou decreto que autoriza a desapropriação de dois lotes no bairro Lagoinha, na região Noroeste da capital mineira. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (22).

No local, serão construídas moradias populares, que constam no plano de qualificação urbanística Centro-Lagoinha. A área abrangida pelo Plano Centro-Lagoinha é composta pelos bairros Barro Preto, Bonfim, Carlos Prates, Centro e Lagoinha, por parte dos bairros Colégio Batista, Floresta, Prado, Santo André e São Cristóvão, além das vilas Senhor dos Passos e Pedreira Prado Lopes.

Em linhas gerais, o Plano pretende promover a articulação das regiões Central e da Lagoinha por meio da integração e qualificação dos espaços públicos do Complexo Viário da Lagoinha; a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade na área abrangida, especialmente para os pedestres; a valorização, a preservação e a proteção do patrimônio cultural material e imaterial; o incentivo à ampliação de oferta de habitação, inclusive de interesse social, e à diversidade de usos; a valorização das atividades econômicas tradicionais e dos comércios e serviços locais e/ou de pequeno porte, dentre outros.

Conforme o texto publicado no Diário Oficial do Município, os acordos para desapropriação dos lotes listados no decreto poderão ser feitos diretamente com o Executivo ou, havendo discordância dos proprietários, na Justiça. O decreto entra em vigor a partir desta quarta-feira (22), que é a data da publicação.

Exit mobile version