O presidente Lula convidou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico. O convite foi confirmado pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo Padilha, o Movimento aceitou a oferta do presidente de participar do ‘Conselhão’, órgão que foi recriado por Lula em março. Luíza Trajano, empresária dona do Magazine Luíza também faz parte do conselho.
No último sábado (29), em seu twitter, Padilha analisou como positiva a inserção de membros do MST no Conselho, além de acreditar que ‘‘o trabalho na agricultura familiar vai contribuir com políticas para a produção de alimentos saudáveis’’. Na oportunidade, Padilha também fez críticas à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST. A CPI tem como função descobrir quem financia o grupo que invade terras pelo país e que sequer tem personalidade jurídica instituída, ou seja, CNPJ. Para o ministro, “não existem fatos determinantes, como exige a Constituição, para a criação de uma eventual CPI sobre o MST”.
O presidente @lulaoficial convidou o @MST_Oficial para o Conselhão e o convite foi aceito. O trabalho na agricultura familiar vai contribuir com políticas para a produção de alimentos saudáveis no nosso país.
— Alexandre Padilha (@padilhando) April 29, 2023
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a criação da CPI na última semana de abril e já recebeu apoio de pelo menos quatro governadores, além do aval da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada “bancada do agro”, composta por mais de 300 deputados federais e senadores.