O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta segunda-feira (30) na cidade do México, para a posse da primeira mulher eleita presidente do país.
A cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum vai ocorrer neste primeiro de outubro, sucedendo a Andrés Manuel López Obrador. Após a cerimônia, Lula terá encontros bilaterais, inclusive com Obrador e sua sucessora, num fórum empresarial.
A pauta do encontro prevê discussão de temas como questões ambientais, climáticas e comerciais, consolidando a parceria comercial entre os dois países, que atingiu a expressiva marca de US$ 14,1 bilhões em 2023, um crescimento superior a 14% em relação ao ano de 2022.
A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe das Relações Exteriores destacou a relevância do comércio bilateral entre o Brasil e o México.
“O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das nossas exportações. Esse comércio está mostrando o seu vigor e, principalmente, é um comércio de alto valor agregado”.
É a terceira viagem de Lula ao México como presidente, onde já esteve em 2003 e 2007.
Segundo Gisela, há uma sintonia entre os dois países em temas como meio ambiente e ciência climática.
“A presidenta eleita, Claudia Sheinbaum, é uma cientista com especialização em ciência climática e foi membro do IPCC, o Painel da ONU sobre o Clima. Esse é um elemento que o Brasil deve aproveitar muito bem”.
Outro assunto a ser debatido no encontro bilateral é o aprofundamento dos acordos de complementação econômica (ACE) 53 e 55, que visam eliminar ou reduzir tarifas de importação entre os dois países, promovendo o livre comércio de produtos automotivos, modernizando os acordos.
Nesta segunda-feira (30) Lula vai participar do fórum México-Brasil com a presença de ao menos 400 empresários, dentre esses 150 brasileiros. abordando temas como investimentos, segurança alimentar, cadeias produtivas e a nova indústria.
Daniel Fernandes, chefe da divisão de Programas de Promoção Comercial e Investimentos do MRE, ressalta a importância da delegação empresarial brasileira, que abrannge setores de alimentos, bebidas, turismo, medicamentos e energia.
Lula vai participar de um jantar oficial oferecido pelo governo mexicano no Museu da Cidade do México, marcando presença nesta terça-feira, primeiro de outubro na cerimônia de posse na Câmara dos Deputados, no Palácio Legislativo de San Lázaro, retornando ao Brasil no mesmo dia.
Veja a agenda de Lula no México nesta segunda-feira
10h00: Abertura do Seminário Empresarial México-Brasil
11h00: Reunião com grupo de empresários mexicanos
14h00: Almoço oferecido pelo Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
16h00: Reunião com o Presidente do México
19h30: Reunião com a Presidenta eleita, Claudia Sheinbaum
20h00: Jantar oferecido aos Chefes de Estado e de Governo
Fonte: Agência Brasil e Palácio do Planalto