Dez dias após ter passado por cirurgia no quadril e nas pálpebras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou sua primeira reunião oficial com quatro ministros e dois assessores, na manhã de segunda-feira (9), através de videoconferência.
Participaram do encontro os ministros: José Múcio, da Defesa; Márcio Macedo, da Secretaria Geral; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; e Paulo Pimenta, de Comunicação Social. Além dos assessores: Celso Amorim, assessor-chefe da Presidência; e Marco Aurélio Ribeiro, chefe de gabinete do presidente.
Lula, que tem 77 anos, realizou no dia 29 de setembro procedimento cirúrgico para colocar uma prótese na cabeça do fêmur direito para corrigir um artrose na bacia. Na ocasião, o presidente aproveitou para retirada de excesso de pele nas pálpebras.
A equipe médica orientou que Lula ficasse ao menos 15 dias em recuperação no Palácio da Alvorada sem receber visitas. O receio dos médicos era de que o presidente tivesse alguma infecção viral.
Lula está liberado para trabalhar, mas segue orientação de que seja em sua residência e com intervalos para sessões de fisioterapia.