Site icon DeFato Online

Luto: aos 78 anos, morre Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial

Beckenbauer

Poucos dias após se despedir de Zagallo, o futebol dá adeus a mais uma lenda. Aos 78 anos, morreu nesta segunda-feira (8) Franz Beckenbauer, figura histórica, sobretudo, do futebol alemão. Em comunicado divulgado à imprensa local, familiares do ex-zagueiro afirmam que ele faleceu enquanto dormia, mas não divulgaram a causa da morte.

“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta”, diz a nota.

Campeão mundial com a Alemanha em 1974, Beckenbauer tem sua trajetória muito ligada ao Bayern de Munique, onde foi presidente por 15 anos. Ao lado de Zagallo (falecido há dois dias) e Didier Deschamps, é o único a ser campeão do mundo tanto como jogador quanto treinador. Ele estava à frente da seleção alemã campeã mundial em 1990.

Embora na infância tenha sido torcedor do Munique 1860, der Kaiser (o imperador, em alemão) foi um dos protagonistas da ascensão do Bayern de Munique na Alemanha e no futebol europeu, como um todo. A mídia especializada o considera como um dos maiores zagueiros de todos os tempos, ganhando, além da Copa do Mundo, títulos como a Liga dos Campeões (3) e a Eurocopa (1972).

Em relação às premiações individuais, levou duas vezes o Ballon d’Or (1972 e 1976), foi considerado o futebolista alemão do ano em quatro oportunidades (1966, 1968, 1974 e 1976), bem como o terceiro melhor futebolista do século XX, segundo a International Federation of Football History & Statistics (IFFHS). Por fim, também foi bola de prata da Copa do Mundo (1974) e bola de ouro da mesma competição (1966).

Exit mobile version