A má qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) aos itabiranos se tornou pauta de televisão nesta terça-feira (26), durante a primeira edição do MGTV, da Rede Globo. Moradoras dos bairros Gabiroba e Jardim dos Ipês enviaram dois vídeos ao programa, registrando a água completamente turva logo após ter saído das mangueiras de suas casas.
‘‘Olha a cor da água. O que é isso? Que absurdo!’’, disse uma moradora ao fundo de um dos vídeos. Indignada, a outra itabirana ironizou a situação: ‘‘Vou mostrar para vocês como está chegando a água na minha casa: limpinha, excelente para uso doméstico’’.
A vereadora Rosilene Félix (MDB) – que é presidente da ‘CPI da Água’ – publicou o trecho das denúncias no MGTV. Assista:
Rose Félix também publicou outro vídeo, onde ela solicita àqueles itabiranos(as) prejudicados(as) no abastecimento de água, que enviem registros da situação para compor a CPI da Água.
‘‘São vários bairros atingidos em Itabira e a participação da população afetada através dos registros dos problemas é fundamental. A gestão do Saae parece estar brincando conosco com tantas justificativas evasivas. Falta de dinheiro não é, então qual é o problema? É esta resposta e a solução que queremos com a CPI da Água’’, afirma.
Após os problemas terem ganhado destaque estadual e municipal, o Saae emitiu uma nota oficial reconhecendo as falhas, mas sem explicar o que causou a situação e quando ela seria resolvida. Segundo a autarquia, logo após ter tomado conhecimento dos problemas, os reservatórios responsáveis pelo fornecimento de água aos referidos bairros foram isolados. Também já foram realizadas ações de descarga na rede de água. ‘‘O objetivo é a eliminação de quaisquer irregularidades que pudessem comprometer a qualidade do abastecimento’’, afirma a nota.
O Saae também expressou ‘‘pesar pelo ocorrido’’, manifestando ‘‘comprometimento integral na busca pela identificação das causas que provocaram o problema de abastecimento de água, bem como na implementação de medidas definitivas para sua solução’’.
‘‘A equipe do Saae permanece à disposição dos munícipes para esclarecimentos adicionais e garantia da transparência no processo de resolução dessa questão’’, finaliza o texto.
Confira a nota completa