“Um sucesso estrondoso” e “a maior de todas as edições”. É dessa forma que Anderson Cerceau, um dos organizadores da Volta da Mata do Limoeiro, resume a 6ª edição do evento. Criada em 2015, a corrida vinha de uma pausa desde 2020, por conta da pandemia. E retornou em grande estilo.
Estiveram no Parque Estadual da Mata do Limoeiro, no último domingo (5), mais de 400 pessoas. Entre as categorias masculina e feminina, competiram 240 corredores, dos quais foram 88 homens e 152 mulheres. O alto engajamento feminino, aliás, foi um dos motivos de celebração dos organizadores. Você confere, logo abaixo, as listas com todas as categorias e o tempo feito por cada competidor. Clique na imagem para ampliá-la.
Homens:
Mulheres:
Além da forte procura, outro marco da 6ª Volta é que, pela primeira vez, houve um patrocínio exclusivo para a iniciativa. Anderson Cerceau comentou sobre o aporte financeiro.
“Tivemos os cinco primeiros classificados na categoria geral premiados com troféus e dinheiro, uma inovação desta sexta volta, até então nunca tivemos premiação em dinheiro. E graças ao patrocínio da Belmont conseguimos com que esse valor pudesse ser repassado, e foi até uma solicitação da empresa, eles disponibilizaram recursos para tal. Então temos que destacar demais a presença e o apoio da Belmont durante todo o processo organizacional. Eles entraram como apoiadores e se deixaram à disposição para ajudar em outras áreas, como marketing visual.”
Responsável pela equipe “Let’s run”, Anderson também ressalta o envolvimento da própria equipe do parque. “Também temos que agradecer demais e parabenizar a gerência e os funcionários do Parque Estadual da Mata do Limoeiro, porque eles deixaram o espaço impecável. Trabalhamos nesse processo com algo muito difícil, porque são 280 pessoas para correr, outras 200 pessoas, e temos o parque todo limpo, sem impacto ambiental… então isso tudo é um trabalho muito bem feito e organizado”, salienta.
Todo mundo feliz
Além das colocações gerais, a Volta da Mata do Limoeiro também promove premiações por categoria. Dessa forma, competidores de diversas faixas etárias e níveis de competitividade têm a chance de subirem ao pódio.
“As premiações por categoria são um atrativo a parte, porque fornecem aos participantes a possibilidade de subir no pódio, ganhar um troféu. Ou seja, ter o rendimento reconhecido de acordo com sua faixa etária. O que é importante porque nos ajuda a entender um pouquinho que se a gente deixar sem faixa etária, não conseguimos fazer com que as pessoas sejam valorizadas”, explica o organizador.
Parceiros
Já que sozinho não se vai a lugar algum, Anderson Cerceau também agradece aos apoiadores do evento, entre eles a DeFato e a Rádio Caraça.
“Queria agradecer também aos apoiadores que estiveram conosco no parque, como a DeFato Online e a Rádio Caraça, que fizeram o trajeto com a gente antes, produziram matérias e se disponibilizaram para estarem junto conosco no dia do evento, fazendo uma super cobertura. Também a padaria Família Pires, que nos disponibilizou o espaço para a entrega dos kits da corrida, na sexta-feira (3). Além da UNIFUNCESI, que, por meio dos acadêmicos do curso de Fisioterapia, fez um trabalho magnífico com os corredores após a prova. Isso tudo fez com que tivéssemos um feedback totalmente positivo de quem passou por lá”.
Diante de todo esse sucesso, todas as expectativas agora se voltam à próxima edição da Volta da Mata do Limoeiro. Para 2023, já há, inclusive, a movimentação por outras novidades para a prova.
“O que fica, por parte da organização, é que foi um sucesso total. Esperamos que no ano que vem continuemos da mesma forma ou ainda melhor, trazendo novidades. Já temos alguns pensamentos sobre coisas que podem chegar para ficar em relação a trilha e organização. Agradecemos a todos que lá estiveram e que, direta ou indiretamente, fizeram com que a 6ª Volta da Mata do Limoeiro Belmont 2022 tenha sido o sucesso que foi”, conclui Anderson.